Seminário Estadual Articulação CNB: Vamos juntos, Construir um Novo Brasil
Meus companheiros e minhas companheiras da CNB-Bahia e demais amigos e amigas presentes em nosso ato: eu não poderia deixar de iniciar este texto sem antes expressar toda a minha gratidão por cada um (a) que ajudou a construir o nosso Seminário Estadual de Articulação (Carmelita Ângela) – Construindo Um Novo Brasil. Sozinhos, podemos até ter o brilho de uma estrela, mas é junto na luta que fazemos do PT uma constelação a iluminar o caminho da nossa jornada coletiva.
O segundo dia do Seminário provocou reflexões que legitimam a tese de sermos o Partido radicalmente democrático. Se na sexta-feira tivemos homenagens aos Membros Fundadores históricos do PT-BA, confraternização, exímios oradores baianos (as) de projeção nacional, no sábado, foi à vez de ouvir a voz da nossa gente dos territórios e cidades baianas. A deputada Fátima Nunes assumiu o microfone para animar a turma na manhã ensolarada de Salvador. Em seguida, o companheiro Everaldo Anunciação, que coordenou os trabalhos com a maestria de sempre, formou uma mesa de mulheres que orgulham a nossa trincheira de luta.
Abriram os trabalhos da mesa a dirigente Nacional, Gleide Andrade, a mineira mais baiana do Brasil, a deputada estadual Fátima Nunes, a vereadora de Ilhéus Enilda Mendonça, a Superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher Camilla Batista e a dirigente Tami Messias. As companheiras reivindicaram o justo protagonismo da mulher na política e nos espaços de poder; as eleições de 2024 precisam ser um divisor de águas neste tema. Quanto orgulho e privilégio termos tantas mentes e corações brilhantes na defesa das mulheres e no constante exercício democrático do nosso partido e país.
O foco central do nosso Seminário era o Planejamento para as eleições de 2024. Para atingirmos tal objetivo, utilizamos o melhor recurso para fortalecer um Partido de Esquerda: ouvir os diagnósticos das companheiras e companheiros que estão na trincheira de luta nas cidades e territórios. Foi assim que o PT se tornou o gigante que é. Jamais podemos nos apartar desta filosofia, razão da nossa existência. Ouvimos dirigentes partidários, pré-candidatos (as) nas próximas eleições, representantes dos movimentos sociais, vice-prefeitos (as), vereadores (as), lideranças experimentadas como o Prefeito Cascalho; inclusive, o prefeito de Jiquiriçá deu aula magna sobre política.
Considero tão valioso quanto ouvir opiniões plurais que se complementam é entrarmos em ação e construirmos juntos as soluções necessárias para o fortalecimento do PT e, consequentemente, as nossas candidaturas em 2024. Defendemos a proposta de fomentar este debate nos territórios e avançarmos com esta estratégia a nível estadual. A companheira Gleide mapeou os principais pontos do debate e também acredita que esta iniciativa deve ser nacionalizada. Desta maneira, impulsionaremos o PT e a defesa do governo Lula.
A luta contra a extrema direita e a elite egocêntrica brasileira exige do PT posições firmes na defesa do modo petista de governar, que une desenvolvimento econômico com inclusão social. A evolução para solidificar este modelo precisa, invariavelmente, que os petistas de todo o Brasil participem diretamente dos nossos governos, seja na esfera Federal, Estadual ou Municipal. Quem carrega a estrela vermelha no peito em todos os momentos necessita de maior protagonismo nas decisões diárias que influem no curso do país. Jamais podemos esquecer que o ventre criador de todas as transformações realizadas pelos nossos governos tem origem no PT: nós sempre seremos o porto seguro do presidente Lula e da reconstrução nacional.
O embate político nunca foi fácil, nem nunca será, ainda mais depois de um golpe e do pior desgoverno de todos os tempos. Mas quando ativamos a constante mobilização do nosso povo e Partido, nos agigantamos nesta luta de correlações de forças desiguais.
Recorro a Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Em um dos maiores atos políticos da história da CNB-Bahia, prestigiado pela companheira mineira e dirigente nacional Gleide Andrade, e tanta gente boa reunida em torno de um propósito, não poderia deixar de expressar o que temos de mais valioso: Coragem, para Construir Um Novo Brasil.
Carmelita Presente! 🚩⭐️
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário