GRITO DA SECA DOS PRODUTORES RURAIS DE GUANAMBI E REGIÃO! #JuntosSomosMaisFortes
A Bahia atravessa a sua mais longa estiagem desde o ano de 1976. Os efeitos do El Niño provocam ausência de chuva em 130 municípios do Estado, acumulando prejuízos para a agropecuária, tanto no setor empresarial quanto nos pequenos agricultores (agricultores familiares). Diante desse desafio climático, ontem, em Guanambi, forças políticas e setores do meio rural uniram-se para tomar providências cabíveis a respeito deste tema inadiável.
O fórum aconteceu na Câmara de Vereadores de Guanambi. Entre as lideranças políticas, tivemos o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, o prefeito de Guanambi Nal Azevedo, de Palmas de Monte Alto – Manoel Rubens, de Pindaí – João Veiga, de Iuiu – Reinaldo Goes, de Malhada – Gimmy Everton, de Riacho de Santana – Tito Eugênio, e a prefeita de Carinhanha – Francisca Alves (Chica do PT). Além de vereadores(as), deputados(as), e representantes da sociedade civil.
A comissão regional de enfrentamento à estiagem na região formulou o documento: GRITO DA SECA DOS PRODUTORES RURAIS DE GUANAMBI E REGIÃO. O objetivo da iniciativa é encontrar soluções conjuntas e imediatas para solucionar os graves prejuízos ocasionados devido à ausência de chuva. Você pode ler o documento no link: https://josiasgomes.com.br/Carta_Publica_Seca_em_Guanambi_e_Regiao.pdf .
O prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, me atualizou de todo o encontro para avançarmos nas tratativas de enfrentamento à estiagem. Meu mandato intensificará esta luta junto aos governos Lula, Jerônimo, e na Câmara dos Deputados. É o momento de buscarmos soluções suprapartidárias em conjunto com todos os poderes, o setor agropecuário da região e da Bahia. Inclusive, na sexta-feira passada, estive reunido com o Secretário de Agricultura de Itaberaba e o vereador Fel, onde abordamos a mesma problemática da seca, também verificamos as ações a serem implantadas.
O problema da estiagem precisa ser encarado. Meu mandato já tomou providências cabíveis sobre a questão da seca em nosso Estado. Em Brasília, pedi um estudo na Câmara sobre o prolongamento da estiagem na Bahia. O objetivo é termos um quadro exato da situação climática para tomarmos providências imediatas e de médio prazo. Já estou em constante contato com órgãos do Estado como EMBASA e CERB; vendo soluções para o retorno da Operação Pipa realizada pelo Exército. Na outra ponta, o Governo Lula já iniciou a prorrogação de dívidas dos produtores rurais, entre outras medidas.
Enquanto membro titular da Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e Vice-Líder da Bancada do PT na Câmara, vou propor mais ações de enfrentamento à seca, tanto na esfera federal quanto estadual, para atender às reivindicações de Caetité e região, bem como nos 130 municípios baianos que decretaram estado de emergência devido à seca.
O próprio presidente Lula é o principal líder global em relação à situação climática no mundo. Durante a COP 28, foi anunciado um fundo de US$ 420 milhões para apoiar países afetados pelo aquecimento global, – a verba será direcionada para o chamado “Fundo de Perdas e Danos”. Não restam dúvidas de que a situação da seca vivida na Bahia e outras regiões do país são reflexos das agressões ambientais ao redor do mundo. Portanto, trata-se de um tema nacional e global. As devidas soluções reivindicam o envolvimento das várias esferas de poder para agir no presente e mitigar problemas climáticos futuros.
Parabenizo o prefeito Valtécio e, em nome dele, todas as lideranças que realizaram a Sessão regional na Câmara de Vereadores de Guanambi. Esta luta conta com o meu total apoio, e com certeza, do presidente Lula e do governador Jerônimo. Juntos, vamos fazer uma grande mobilização nacional para solucionar o grave problema da seca em nosso Estado!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia, Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário