28 de abril – Dia da Caatinga! Bioma que precisa ser preservado, amado e receber políticas públicas para cuidar da nossa gente
Durante muito tempo, a Caatinga era sinônimo de exploração inadequada de seu bioma, impactando a vida das pessoas que lá habitavam e gerando degradação ambiental. Mas, com as políticas públicas de nossos governos, mudamos a relação de convivência nesse espaço que responde por 11% do território nacional e abrange os estados da Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e parte de Minas Gerais.
Tenho muito orgulho de ver o sucesso de programas como o Pró-Semiárido na Bahia, que em 2020, quando eu era Secretário da SDR, foi eleito o melhor do mundo pela ONU, entre as 231 ações financiadas em 98 países. Mudamos a vida de 60 mil famílias na Bahia, com geração de emprego e renda em diversos municípios.
Na questão hídrica, uma das maiores dificuldades para quem vive na Caatinga, criamos programas como o Água Para Todos, Cisternas, perímetros irrigados e a maior obra do século: a Transposição do São Francisco. O Luz Para Todos é outro divisor de águas nesta região do país. Aqui na Bahia, o apoio dos nossos mandatos fez o cooperativismo decolar e alavancar as economias municipais com o beneficiamento de frutas da Caatinga como o licuri, maracujá da caatinga, umbu, dentre outras, tudo isso, com preservação do bioma no centro da questão.
Tenho muito orgulho de continuar com a missão de preservar a Caatinga e apoiar os baianos e baianas para que eles possam viver com dignidade no lugar que nasceram e amam viver. A política bem feita tem este poder de transformar adversidades em oportunidades e manter vivas as riquezas da natureza sempre generosa com a humanidade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário