Viva o 2 de Julho! “Nunca mais, nunca mais o despotismo Regerá, regerá nossas ações. Com tiranos não combinam Brasileiros, brasileiros corações”.
Há 201 anos, mulheres, indígenas, negros e o povo baiano entraram para o panteão de heróis e heroínas da Pátria ao libertar o Brasil das garras imperiais. A Bahia, de tantas revoluções na capital, mares e sertões, reservou para o 2 de Julho o seu triunfo magno: a verdadeira Independência do país, tendo o povo como protagonista!
Durante muito tempo, o 2 de Julho não teve seu devido valor reconhecido em esfera nacional, muito menos estadual por parte dos governantes. Tanto que ACM mudou o histórico nome do aeroporto 2 de Julho para homenagear o próprio filho, falecido de maneira precoce, um retrocesso para a memória do Estado. Os nossos governos e setores progressistas da Bahia e do Brasil trataram de reposicionar o feito dos mártires baianos que lutaram por liberdade.
No último dia 25 de junho, participei de ato solene em Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano que teve participação central na libertação do Brasil. Na oportunidade, o governador Jerônimo, de forma simbólica, transferiu a sede do governo para a cidade revolucionária. Isto prova o quanto é importante termos governos e líderes identificados com o passado e o presente das lutas da nossa gente.
Louvamos o passado libertário da Bahia e seguimos na luta para alcançarmos um futuro de glórias. Afinal, a melhor maneira de homenagear os heróis e heroínas da Pátria é construirmos um Estado e um país que atendam aos anseios de uma nova nação onde o povo é o principal ator da História. Viva o 2 de Julho!
“Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações.”
Bahia, Terra da Liberdade!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário