Discurso histórico do presidente Lula na 16ª Cúpula do BRICS
Por meio de videoconferência, Lula participou da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS. O discurso do presidente foi assistido pelos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, além da presidenta do NDB (sigla em inglês para Novo Banco de Desenvolvimento, a instituição financeira do bloco), Dilma Rousseff, e diversas autoridades internacionais.
Em um discurso marcante, Lula agradeceu aos membros do BRICS pelo apoio estendido à presidência brasileira do G20. Sob sua liderança, o Brasil volta a ser protagonista na geopolítica, pautando temas cruciais que impactam diretamente a humanidade e as nações. Como Estadista de peso do G20, Lula traz à tona a necessidade da taxação dos super-ricos para reduzir as abissais desigualdades sociais e econômicas no mundo.
Ao reafirmar a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Lula deixa claro o caminho que a política internacional deve seguir. O presidente também traz para o centro do debate a missão inadiável de aprofundar as ações no enfrentamento climático, especialmente nos países ricos, principais responsáveis pelo agravamento das crises climáticas.
“Na COP 30, em Belém, vamos juntos mostrar que é possível conciliar maior ambição em nossas Contribuições Nacionalmente Determinadas com o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, disse o presidente do Brasil.
Lula ainda reforça o papel do Brasil, enquanto país presidente do BRICS, na afirmação da vocação do bloco na luta por um mundo multipolar e por relações menos assimétricas entre os países. É dessa maneira que enfrentaremos com assertividade os grandes problemas do nosso tempo que afligem a humanidade e as nações: guerras injustificáveis, fome, pobreza, problemas climáticos, precarização do trabalho, desigualdade de gênero e raça, além do subdesenvolvimento econômico, social e tecnológico.
O BRICS chegou para ficar e traz em seu bojo a responsabilidade de conduzir a geopolítica a um novo patamar de diálogo e ações concretas, sendo a voz que representa os interesses de bilhões de pessoas que querem viver em harmonia, paz e desejam usufruir de um mundo justo e sustentável, onde o ser humano seja tratado como cidadão, e não apenas um número estatístico para aumentar a fortuna de poucos privilegiados. Vida longa ao BRICS! Parabéns, presidente Lula, por ser a voz dos oprimidos do mundo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário