Donald Trump venceu nos EUA! E agora, José?
A vitória do extremista Donald Trump nos EUA, na dita maior democracia do mundo, no coração do império, mesmo depois do candidato republicano tentar dar um golpe de Estado a luz do dia, prova que a impunidade contra golpistas cobra um preço altíssimo. A sede norte-americana de dominar o mundo e abandonar seus cidadãos à própria sorte, cobra uma fatura em dobro.
Os resultados das urnas trazem a fotografia de que o discurso “antissistema” continua a conquistar corações e mentes. Este é o preço que o império paga por abandonar o Estado de bem-estar social em detrimento de financiar guerras e golpes que corroem a democracia e automaticamente a política desde o seu terreno até atingir escala global.
Mesmo com os indicadores econômicos dos EUA avançando, com inflação desacelerando, desemprego relativamente baixo, índices da bolsa de valores em alta e juros básicos em queda pela primeira vez desde maio de 2022, a maioria da população continua insatisfeita. Isto porque os bolsões de bilionários continuam a drenar a riqueza do país, enquanto a classe trabalhadora sofre diariamente com a falta de direito à saúde e educação pública, ausência de direitos trabalhistas, custo de vida altíssimo e empobrecimento em massa dos cidadãos.
A saudosa Maria da Conceição Tavares já alertava: ‘Ninguém come PIB, come alimentos’. Este diagnóstico não quer dizer que o crescimento econômico não é importante, mas tão importante quanto fortalecer a economia é devolver a população a riqueza produzida por todos através de melhores condições de vida e um Estado que garanta um futuro com horizonte que resgate a credibilidade na política institucional.
A lição que fica para os governos progressistas do mundo, especialmente o Brasil que vive a polarização civilização x barbárie é que não podemos renunciar em hipótese alguma a reconquista das pessoas feridas por décadas de neoliberalismo. Esta ferida só será estancada se continuarmos obstinados em fazer o Brasil se desenvolver ao mesmo tempo em que melhorarmos as condições de vida das pessoas.
Temos a tarefa de diminuir o custo de vida no país, herança maldita do desgoverno. Precisamos avançar na conquista de direitos trabalhistas, e, urgentemente, resgatar os trabalhadores precarizados. Precisamos diminuir a injustificável concentração de renda do país.
A Faria Lima e congêneres sempre vão colocar o bode na sala pra desviar o nosso objetivo de transformar o Brasil e quebrar as correntes que nos impedem de ser um país que cuida de cada cidadão brasileiro. Vamos à luta!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário