Meta e a extrema direita querem controlar mentes! No Brasil, não iremos permitir nenhuma ameaça à democracia
Trombeta do caos: “Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos ao redor do mundo que estão perseguindo empresas americanas e pressionando para censurar mais”, afirmou o dono da Meta, Mark Zuckerberg, que controla Facebook, Instagram e WhatsApp.
É isso, meus caros amigos(as), na graça do ano de 2025, fomos impactados com esta aliança do mal entre a extrema-direita e as big techs para ameaçar as democracias ao redor do mundo.
Depois do bilionário e proprietário do X (Twitter), Elon Musk, ser o maior cabo eleitoral de Donald Trump nas eleições dos EUA e atacar a democracia ao redor do mundo, Mark Zuckerberg é o novo cavaleiro do caos na cruzada dos extremistas contra a democracia. O magnata da Meta anunciou que vai transformar suas redes sociais em “terra sem lei”, a exemplo de seu compatriota golpista: “Vamos nos livrar dos verificadores de fatos e substituí-los por notas da comunidade semelhantes à [plataforma] X, começando nos EUA.”
Ainda bem que Mark Zuckerberg escolheu seu próprio ninho antidemocrático – os EUA – para iniciar sua jornada de desinformação e manipulação de mentes com o intuito de destruir os pilares democráticos. No Brasil será diferente! A menor ameaça da Meta em fazer do Facebook, Instagram e WhatsApp terras sem lei sofrerá as mesmas sanções que o X sofreu no ano passado. A nossa democracia foi conquistada com duras lutas, e não vamos permitir que bilionários se intitulem imperadores do mundo para destruir democracias e financiar “reinos do horror”.
A extrema-direita não tem projeto de país; aposta no caos para se perpetuar no poder. O principal trunfo desses tiranos é manipular fatos, construir narrativas fantasiosas, difamar lideranças e espalhar o ódio em uma escala jamais vista. A resposta precisa ser contundente! Esta é uma batalha que deve ser travada em solo nacional, mas também requer a união de todos os países e poderes democráticos ao redor do mundo. As nações não podem se curvar diante de bilionários que pensam poder governar países por meio de seus métodos sórdidos e antidemocráticos.
Diante das ameaças das big techs, é urgente pautar a regulação das mídias sociais no Brasil. Em nome da falsa liberdade de expressão, querem impor suas visões totalitárias ao país e colocar a democracia em risco. A legislação deve ser capaz de punir tanto as big techs quanto os produtores de conteúdos maléficos; é tolerância zero contra o ódio e a mentira. Vimos o estrago que a desinformação provocou na pandemia, nas eleições e na tentativa de golpe promovida pela extrema-direita.
É lamentável constatar o quanto a concentração de riqueza e poder nas mãos de poucos indivíduos torna o ser humano um animal raivoso, sedento por mais poder e capaz das maiores atrocidades para atingir seus objetivos totalitários. Mark Zuckerberg fez fortuna graças aos conteúdos e interações das pessoas e consumidores e, agora, defende uma ideologia que visa aprisionar essas mesmas pessoas na “caverna de Platão”. Basta!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário