Fake News é a ameaça mais grave a curto prazo (dois anos)
O Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial confirma os alertas que temos feito sobre os perigos das fake news. Segundo o estudo publicado, a manipulação e divulgação de informações falsas com a intenção de enganar pessoas está entre as maiores ameaças globais para 2025.
O estudo também destaca que a desinformação é a ameaça mais grave a curto prazo (dois anos), representando um risco para a coesão social e a governança. Este é o segundo ano consecutivo em que a disseminação de notícias falsas figura entre os riscos no topo do ranking. Podemos perceber que a propagação de notícias falsas para interferir nas decisões da sociedade e na governança não é um problema exclusivo do Brasil.
Diante disso, é necessário um esforço global entre as nações e organismos internacionais para implementar medidas protetivas universais contra o uso de notícias falsas. A civilização atravessa uma verdadeira revolução digital para a qual a maioria dos cidadãos ainda não está preparada para identificar a veracidade das informações — que muitas vezes apresentam um fundo de verdade, mas distorcem o real significado da mensagem.
No Brasil, temos promovido debates sobre a regulação das mídias digitais, mas devemos avançar além da legislação, especialmente no que diz respeito à punição de produtores e disseminadores de notícias falsas. Vivemos uma verdadeira “pandemia” nesse campo, que pode comprometer reputações, governos e até mesmo a vida das pessoas.
É fundamental intensificar as investigações e punições contra os gabinetes do ódio, que continuam sendo financiados e estruturados para inundar a sociedade com mentiras inescrupulosas contra os cidadãos. Como apontado pelo Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial, esse é o principal desafio de curto prazo para combater aqueles que desejam fragilizar o tecido social e provocar rupturas democráticas no Brasil e no mundo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/BA
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário