
Edinho Silva é eleito novo presidente nacional do PT. Brilhe a nossa estrela!
O Partido dos Trabalhadores tem um novo presidente nacional: o companheiro Edinho Silva, da nossa corrente CNB – Construindo um Novo Brasil. Agora, Edinho é o presidente de todos os petistas do país e do povo brasileiro. Ser presidente do PT é a honra máxima para um(a) militante e o maior desafio da vida de um(a) companheiro(a). Edinho é o nome certo para unir o PT e fortalecer nosso projeto de transformação política, cultural e socioeconômica no Brasil.
É difícil mensurar o momento mais desafiador ao assumir a liderança do maior partido de esquerda da América Latina – o partido do presidente Lula, da militância e do povo brasileiro. Nascemos em plena ditadura civil-militar e temos, em nosso DNA, o legado de todos os libertadores que lutaram por soberania nacional, justiça social e protagonismo da classe trabalhadora. Desde então, somos o principal alvo de uma elite e do imperialismo que não aceitam uma pátria livre, justa e soberana. Isso é motivo de orgulho e certeza de que estamos do lado certo da história.
Edinho assume o PT em um momento em que a extrema-direita, capitaneada por bilionários do sistema financeiro, das big techs, multinacionais e seus associados, tenta reincorporar o fascismo para responder à grande crise do capital, que atingiu seu ápice com o neoliberalismo. Não por acaso, nossa Chapa Nacional chama-se “Derrotar a extrema-direita”. Além de derrotar o fascismo no Brasil e no mundo, o companheiro Edinho e a nova direção nacional têm a missão de fortalecer o PT em cada rua, comunidade, movimento social, entidade, município e na vida cotidiana do povo.
Reconectar o PT com as bases é praticamente um mantra defendido de forma unânime por petistas que vivem o partido diariamente. Missão desafiadora, diante das mudanças no mundo do trabalho, do poder da elite, das big techs, da grande mídia antidemocrática e da polarização do país. No entanto, a pauta do governo Lula/PT em defesa de direitos e reconstrução do Estado de bem-estar social, muito bem recebida pela maioria da sociedade, aponta o caminho para o PT resgatar seu protagonismo de Norte a Sul do Brasil. É este pacto inquebrável com o povo que nos conduzirá a reeleição do presidente Lula, do governador Jerônimo e ampliação das nossas bancadas de parlamentares.
A democracia petista, refletida no PED que elegeu as novas direções partidárias, precisa ser aplicada no cotidiano do partido, com formação de quadros, mobilização permanente e muita escuta da nossa militância. O Brasil profundo e real precisa imperar no PT. Somos um partido horizontal, popular e radicalmente democrático. O único dono do PT é o povo brasileiro, nossa razão maior e porto seguro nos momentos mais importantes da vida do país e do partido.
Desejo todo sucesso do mundo ao companheiro Edinho e, em seu nome, a todos os companheiros e companheiras eleitos(as) no PED 2025. Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras! Brilhe a nossa estrela!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Deixe um comentário