
O Brasil é Soberano! Sem Anistia Para Golpista!
A pretexto de tentar defender o golpista Bolsonaro, Donald Trump enviou uma carta a Lula anunciando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O presidente estadunidense praticamente declara guerra comercial contra o Brasil. Somos um país soberano e não aceitaremos chantagem de nenhuma natureza.
É impressionante o nível de irresponsabilidade de Donald Trump. Num acesso de ódio pelo sucesso dos BRICS, em vez de estreitar relações comerciais com os países-membros, ele ataca o Brasil – um de seus principais parceiros – com um aumento absurdo de 50% sobre nossos produtos. Uma medida arbitrária que impactará seriamente ambas as economias.
Donald Trump precisa entender: o Brasil é soberano. Nenhum presidente estrangeiro tem o direito de intervir na Justiça brasileira para “salvar” um golpista, seja de extrema direita ou não.
Isso é resultado da conspiração liderada por Eduardo Bolsonaro nos EUA para tentar blindar seu pai. Não triunfarão! O Brasil não é mais o quintal dos EUA, e Donald Trump não é imperador do mundo.
Na carta carregada de ódio e mentiras Trump afirmou sem provas que a decisão se deve “aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”. Mais uma fake news típica da extrema direita.
Desminto categoricamente Trump quando alega: “Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram déficits comerciais insustentáveis contra os EUA”. A realidade é outra; desde 2009, *as exportações dos EUA para o Brasil superaram as importações em US$ 88,61 bilhões* (R$ 484 bilhões). Falar a verdade não é o forte da extrema direita!
Aos ditos patriotas Tarcísio de Freitas, Nikolas Ferreira e demais bolsonaristas: estão satisfeito em prejudicar o país? Tudo isso para tentar salvar Bolsonaro da cadeia? Lembrem-se: Sem Anistia Para Golpista!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Deixe um comentário