
Plano Brasil Soberano! “Não é hora de ficar chorando sobre aquilo que nós perdemos. Vamos procurar ganhar em outro lugar” – LULA
O Presidente Lula lançou o Plano Brasil Soberano! Trata-se de um conjunto inicial de medidas para mitigar os impactos econômicos do tarifaço de Trump de até 50%, das tarifas de importação sobre produtos brasileiros anunciadas pelo governo dos EUA no último dia 30 de julho.
Entre as principais medidas do Plano, temos R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) que visa apoiar os exportadores brasileiros atingidos pela taxação dos EUA. O Governo Lula vai disponibilizar crédito com taxas de juros baixos, além de ampliar as linhas de financiamento às exportações; prorrogar a suspensão de tributos para empresas exportadoras; aumentar o percentual de restituição de tributos federais, via Reintegra; e facilitar a compra de gêneros alimentícios por órgãos públicos do Brasil.
Em menos de três anos, sob a liderança de Lula, o Brasil abriu 397 novos mercados, reforçando sua presença no comércio global. Lula destacou que a crise imposta pelo governo norte-americano não deve paralisar o Brasil, mas estimular a busca de novas oportunidades:
“Não é hora de ficar chorando sobre aquilo que nós perdemos. Vamos procurar ganhar em outro lugar. O mundo é grande e está ávido para negociar com o Brasil. Todo mundo sabe que a gente não quer brigar com ninguém, que a gente faz concessões e que não merecíamos isso”, afirmou.
O nome Plano Brasil Soberano reflete exatamente o que pensamos sobre a importância de defender a nossa soberania nacional e ao mesmo tempo agir para trazer respostas efetivas diante da guerra comercial encabeçada por Donald Trump e o clã Bolsonaro. A maior qualidade do presidente Lula é que ele sempre supera uma crise com trabalho.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário