
Efeito Lula: Brasil tem o menor déficit habitacional da história
Garantir o sonho da casa própria é uma das maiores conquistas do governo Lula. Pensando nisso, o presidente não apenas retomou o programa Minha Casa, Minha Vida — que estava abandonado —, mas também ampliou a política habitacional para a classe média e zerou as dívidas do programa para beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. Resultado: o país atingiu o menor déficit habitacional da história!
Foram mais de 1,7 milhão de moradias contratadas pelo governo Lula desde a retomada do programa. O déficit habitacional relativo no Brasil caiu de 10,2% para 7,6% em 2023. O governo aumentou em 100% o orçamento do programa, garantindo um lar para milhões de brasileiros, com investimentos de R$ 245,55 bilhões. Só na Bahia foram mais de 83 mil moradias e R$ 10,49 bilhões em investimentos, segundo dados governamentais.
E há mais conquistas por vir! Lula planeja lançar um programa para custear reformas em casas populares, com oferta de crédito e assistência técnica. Muitas pessoas que já possuem seu imóvel poderão fazer melhorias, como ampliar cômodos, construir banheiros ou realizar serviços hidráulicos e elétricos. Essa é uma forma direta de melhorar a qualidade de vida das famílias brasileiras.
Nós da classe trabalhadora, que quase nunca herdamos um lar, sabemos o valor de conquistar a casa própria. Como é bom ter um governo que está do lado do povo para realizar sonhos e transformar vidas.
Josias Gomes Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário