
A voz dos povos é a arma mais poderosa para vencer um genocídio! PALESTINA LIVRE!
O craque Éric Cantona, ídolo do Manchester United, França e do futebol mundial, consagrado por seus gols nos anos 80 e 90 e eternizado pela luta antifascista, acaba de marcar talvez o gol mais importante de sua vida: levantou a voz contra o genocídio de Israel na Palestina!
O jogador francês cobrou da FIFA e da UEFA o fim da participação de Israel nas competições. Ele lembrou que, quatro dias após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, as entidades suspenderam os russos das competições oficiais. No entanto, mesmo depois de mais de 700 dias do genocídio israelense contra a Palestina, nenhuma punição foi adotada contra os israelenses no âmbito esportivo. Ou seja, as autoridades esportivas, que deveriam prezar pela paz e humanidade, simplesmente não se importam com o massacre de inocentes?
“Por que este duplo padrão?”, questionou Cantona.
Do discurso à ação: Cantona convocou a comunidade futebolística a boicotar Israel e lembrou como essa iniciativa foi crucial para derrotar o apartheid na África do Sul. Certamente, o discurso de Éric Cantona não será transmitido pela grande mídia esportiva nacional e estrangeira, que se cala diante do massacre contra os palestinos – um silêncio que marca o mais infeliz gol contra da história.
O projeto sionista e imperialista de Israel contra a Palestina faz parte da estratégia de dominação da extrema direita mundial. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é sócio de Donald Trump, Bolsonaro, Milei e demais extremistas ao redor do globo. Hoje, é a Palestina que está sendo destruída, com milhares de vidas sacrificadas. Amanhã, poderá ser o Brasil ou qualquer país que se oponha a essa aliança do mal.
É urgente que todas as vozes, nações livres e entidades exijam o fim imediato do genocídio palestino. Lutar por uma Palestina livre e soberana é defender a paz mundial e impedir que a extrema direita extermine o conceito de civilização. Esta é a maior luta dos povos, é nossa verdadeira Copa do Mundo!
Parabéns, companheiro Cantona! Estamos na mesma trincheira:
PALESTINA LIVRE!
Josias Gomes Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário