“Vida pra mim é luta!” Clara Charf, Presente!
O Brasil está de luto pelo falecimento de Clara Charf, uma heroína do povo brasileiro que dedicou a vida à luta pela democracia, pelos direitos humanos, pela justiça social e pelo desenvolvimento nacional. Companheira do comandante Carlos Marighella, Clara Charf é uma das principais revolucionárias da nossa história e sua figura tornou-se uma bandeira de luta de inúmeras gerações.

Desde a juventude, ingressou nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, posteriormente, integrou organizações de resistência, como a Ação Libertadora Nacional (ALN), que se opuseram à sangrenta ditadura militar. Esse regime viria a assassinar seu companheiro, Carlos Marighella, no dia 4 de novembro de 1969, em São Paulo, ceifando uma geração dos mais talentosos quadros da esquerda brasileira. Clara, entretanto, jamais abdicou da luta. Exilou-se em Cuba por uma década, até retornar ao Brasil e se tornar uma das fundadoras de honra do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Vida pra mim é luta!”, afirmou Clara Charf, que viveu 100 anos e se despediu do povo brasileiro em 3 de novembro — justamente no Dia Nacional da Conquista do Voto Feminino, uma de suas principais bandeiras políticas. Guerreira nordestina, companheira gigante! Que orgulho o companheiro Carlos Marighella teria de sua coragem e lealdade por nunca ter desistido da democracia e de todos os ideais pelos quais vocês tanto lutaram.

Apresento minha solidariedade a toda família Charf e Marighella e a nossa legião de companheiros e companheiras que sempre viram nessa mulher um símbolo máximo de integridade, ética, lealdade e amor. Que as nossas lágrimas de tristeza, mas também de orgulho, irriguem o sonho mais belo pelo qual Clara sempre lutou: o Brasil dos brasileiros, um Brasil soberano.
CLARA CHARF, PRESENTE!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
#luto
Deixe um comentário