Mais um importante passo para o pleno restabelecimento das relações entre Brasil e EUA
O presidente Lula telefonou para o presidente norte-americano Donald Trump para tratar das tarifas de importação. Na oportunidade, pediu a retirada de mais produtos brasileiros da lista de sobretaxas. Lula também propôs uma cooperação reforçada entre os dois países para o combate ao crime organizado transnacional.
Na conversa de aproximadamente 40 minutos, Lula citou o exemplo de operações exitosas conduzidas pelo governo federal brasileiro: “Destaquei as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal, com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado, e que identificaram ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio às iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”.
É muito positivo que os presidentes das maiores potências das Américas dialoguem sobre dois temas cruciais, que exigem ação conjunta: comércio internacional e combate ao crime organizado transnacional. Lula e Trump demonstram que não é necessário compartilhar o mesmo alinhamento ideológico para cultivar uma relação diplomática sólida e produtiva. Os interesses nacionais devem sempre se sobrepor a quaisquer questões pessoais.
Parabéns, presidente Lula! Testemunhamos o surgimento de uma das maiores vitórias da diplomacia brasileira em nossa história. Há poucos meses, este cenário parecia irreversível. Com habilidade, diálogo e respeito à nossa soberania nacional, nosso presidente começa a realizar o que parecia impossível.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara dos Deputados
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário