Recuperação da Passarela do Robalo vai revolucionar o turismo de Canavieiras
A recuperação da Passarela do Robalo, que liga o centro histórico à orla de Canavieiras, é muito mais do que uma grande obra de infraestrutura para modernizar a locomoção de passageiros, turistas e a produção local: tem o potencial de revolucionar o turismo na cidade, explorando as belezas naturais, históricas e a gastronomia deste paraíso baiano.
A obra é uma iniciativa do prefeito Paulo Carvalho, em parceria com o governo do Estado, e que conta com todo o meu apoio. Neste texto, vamos apresentar o potencial turístico que dialoga com a ponte e dá um peso ainda maior a esta obra magnífica – que será muito mais do que um novo cartão postal.
Pessoas da Bahia e do Brasil precisam conhecer a Praia de Atalaia, famosa por seu charme, águas calmas, coqueirais e infraestrutura convidativa para passeios em família e com amigos. Para quem procura algo mais aventureiro, há a Praia do Pontal, na foz do Rio Prado, com ondas mais fortes e um cenário selvagem – ambiente ideal para passeios de barco.
Entre os atrativos, destaca-se a Ilha de Atalaia, acessível por barco a partir da praia de mesmo nome. O local possui piscinas naturais formadas na maré baixa, perfeito para quem ama o contato com a natureza. Os amantes de águas doces também podem desfrutar do Rio Pardo e seus manguezais: passeios de barco permitem observar a rica fauna (aves, caranguejos) e a vegetação típica.
Canavieiras ainda tem grande potencial para o ecoturismo e a preservação ambiental. Temos a Reserva Extrativista de Canavieiras (RESEX), a principal área protegida, abrangendo mais de 100 mil hectares entre mar e terra, incluindo mangues, praias e restingas, vital para pescadores e marisqueiras.
Em 2021, um projeto de lei propôs criar uma APA de cerca de 100 mil hectares sobrepondo-se à RESEX, para permitir maior exploração turística, sem perder a proteção legal, mas a pauta ainda está em trâmite na Câmara dos Deputados.
A região é ainda rica para a observação de aves, pois os manguezais e ilhas são habitats ideais para espécies migratórias e nativas.
O Centro Histórico de Canavieiras é um dos mais belos e charmosos do Estado. Situado às margens do Rio Prado, ajuda a contar a história da cidade por meio de seus lindos casarões e sobrados, que refletem o auge dos barões do cacau. Também se destacam a Igreja Matriz de São Boaventura e a própria prefeitura municipal, de arquitetura neoclássica.
Na cultura local, encontramos festas como a de São Boaventura (padroeiro) e a Lavagem do Rio Pardo, que mostram a forte identidade caiçara e reúnem pessoas de diversas cidades da região. Outro destaque é o artesanato local, desenvolvido com fibras naturais, conchas e madeira.
E não há turismo sem uma boa gastronomia para fazer o visitante se apaixonar de vez por este paraíso. A culinária canavieirense ganha destaque com frutos do mar frescos: caranguejo, ostras, mariscos e peixes, preparados de forma simples, em moquecas e saborosas caldeiradas. E, como uma verdadeira cidade cacaueira, não poderia faltar o chocolate artesanal, com opções para degustação.
Canavieiras tem, de fato, um grande potencial turístico a ser desenvolvido. Mas não basta divulgá-lo; o município necessita de grandes obras de infraestrutura, ações de proteção ambiental e preservação do patrimônio histórico. Estes pilares do desenvolvimento estão sendo estruturados pelo prefeito Paulo Carvalho, para que o turista encontre a estrutura esperada, volte mais vezes e indique a cidade para cada vez mais pessoas.
Parabéns, prefeito Paulo Carvalho e toda a equipe de governo! Cada ação pensada pela prefeitura tem um olhar aprofundado para todo o potencial existente em Canavieiras. Contem sempre com o meu apoio! Viva a belíssima Canavieiras! Vislumbramos um futuro glorioso para esta joia baiana.
Josias Gomes
Deputado Federal (PT/Bahia)
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário