Brasil e Cuba: Silvio, Chico e a sintonia que vem desde os mares revoltos
A música é um idioma universal que une as pessoas, aproxima nações e transmite solidariedade nos momentos de dificuldade. A música é o fuso horário que conecta amigos de décadas, caso do nosso brilhante Chico Buarque e do músico cubano Silvio Rodriguez, que, juntos, mataram a saudade, e gravaram uma nova versão de “Sueño con Serpientes”, clássico do repertório de Silvio Rodriguez.
Chico Buarque que possui uma ligação histórica com o povo cubano e sua cultura, foi ao encontro do amigo, mas também para abraçar uma nação que vive sob forte cerco imperialista, com bloqueios desumanos que tem levado a Ilha a enfrentar enormes dificuldades em todas as áreas. O próprio cantor, compositor e escritor brasileiro, desembarcou em Havana com medicamentos que entregou ao ministério da Saúde, numa mostra de solidariedade a um dos países mais solidários do mundo.

Salvador (Bahia), Havana (Cuba) e até mesmo Nova Orleans (Estados Unidos), destacam-se na música, e isto não é mero acaso do destino. Tratam-se de cidades portuárias do tráfico de escravizados no Atlântico, onde existiam centros comerciais de recepção e distribuição de africanos escravizados, muitos deles da África Ocidental (Costa da Mina, regiões da atual Nigéria e Benin), predominantemente grupos nagôs (iorubás) e haussás. Diante disso, as cidades irmãs, compartilham semelhanças na mão de obra, religião, cultura, culinária e resistência abolicionista.

Por isso, a ligação entre Cuba e Brasil, vai muito além da questão musical ou política, é algo ainda maior do que a amizade entre Chico e Silvio Rodrigues. O vídeo que os apresento, com músicos de rua, cantando com Chico em frente ao mar de Havana, sintetiza essa relação fraterna entre os nossos povos que nenhum imperialismo pode deter.
Josias Gomes
Conselheiro do TCE/BA
