Josias Gomes participa em Teixeira de Freitas do seminário Parceria Mais Forte pela Agricultura Familiar
O evento contou com a participação de lideranças políticas, de produtores e agricultores do município e de toda a região Extremo-Sul da Bahia
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou nesta sexta-feira (23), no município de Teixeira de Freitas, do seminário Parceria Mais Forte – Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar.
O evento – realizado na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas – é promovido pela SDR em parceria com o Colegiado Territorial de Identidade Extremo Sul e o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT).
O objetivo do seminário é o de desenvolver ações integradas entre parceiros estratégicos, como os consórcios, prefeituras, entidades e instituições, com foco nos sistemas produtivos da agricultura familiar no território Extremo Sul.
Segundo o secretário Josias Gomes, em cada território a secretaria está buscando essa integração para otimizar o serviço prestado. “Queremos potencializar esse trabalho junto aos municípios. Temos algumas frentes, por exemplo, como a das hortas produtivas que são as áreas de escoamento de produção agrícola e nós queremos – em comum acordo com os prefeitos e consórcios -, fazer cerca de 20 mil novas hortas produtivas agrícolas aqui no território”, destaca o gestor da SDR.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, apresentou as ações desenvolvidas no território. “A secretaria está investindo R$ 23,8 milhões na agricultura familiar do Extremo Sul, beneficiando 2.736 famílias”, diz Ribeiro.
Somente pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foram investidos R$ 2,7 milhões no município de Teixeira de Freitas, com destaques para as cadeias produtivas da bovinocultura e da apicultura.
O agricultor familiar Reinaldo Aguiar, que representou os demais agricultores do território, lembrou a importância da agricultura familiar. “Sem o trabalho da agricultura familiar não tem comida na mesa. Agradeço o apoio que o Governo do Estado tem dado pra gente”, argumenta Aguiar.
Deixe um comentário