A bela ponte IlhéusPontal!
A canção “Garota de Ipanema” foi uma obra genial de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Nascia desta invenção um Brasil que era “mais que um poema”. Onde o ode à beleza da mulher brasileira traduzia uma métrica perfeita da Cidade Maravilhosa.
A música criada em 1962 acompanhou o otimismo pós JK, governo de Juscelino Kubitschek, período entre 1956 e 1961. Época marcada pelo plano de ação “cinquenta anos em cinco”. Era a geração Anos Dourados. Onde sonhar e realizar eram algo indissociáveis como a música de Tom e a letra de Vinicius.
Podemos dizer que no Brasil, dentro dos hiatos históricos, construímos um país sonhador que realizava e erguia coisas belas.
É como se o traço popular e sofisticado de Oscar Niemeyer, democratizasse a construção de um país que é a cara do povo brasileiro. A elite, como sempre, buscava se apropriar desta força potente que somente a miscigenação brasileira permitia.
O objetivo deles, atualmente, é pausar a canção que faz o Brasil se libertar.
O objetivo deles, atualmente, é pausar a canção que faz o Brasil se libertar.
No entanto, a Bossa sempre é Nova. Este sonho do Brasil que deu certo, tem a força da Garota de Ipanema, que ao lado de Yesterday, são as músicas mais tocadas de todos os tempos.
Os poderosos não podem aprisionar esse canto.
É este sonho coletivo que move o PT. Nós queremos um país que represente a grandeza do seu povo. Seja capaz de construir feitos imortais e que o mundo aplauda de pé.
Na Bahia, são 4 mandatos consecutivos de trabalho, sem deixar que os matadores de sonhos impeçam o nosso povo de sonhar e materializar a vocação em ser gigante.
A obra Ilhéus-Pontal é a “a coisa mais linda e cheia de graça” que aconteceu na História recente baiana. Assim como o Rio de Janeiro cantou Garota de Ipanema para mostrar ao planeta a sua beleza, Ilhéus e a Bahia ganharam na Ponte Estaiada, um cartão postal que eleva o patamar de beleza da Princesinha do Sul. É a composição perfeita entre graciosidade e grandeza de infraestrutura, que atenderá às necessidades da população.
Os impactos socioeconômicos são condizentes com a imponência da obra.
“E fica mais lindo por causa do amor”.
O Brasil precisa de líderes que tenham amor ao seu povo, as suas cidades, estado e país. Jamais podemos nos dissociar da esperança de sermos um país soberano, onde diariamente cada brasileiro e brasileira tenham orgulho de pertencerem a estes solos sagrados da América do Sul. Sem ufanismo barato, careta e excludente.
Parabéns, povo grapiuna, merecidamente Ilhéus é uma das vitrines que representa tão bem a Bahia. É uma inspiração para o Brasil.
“Num doce balanço a caminho do mar”.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário