Oficina técnica debate a inspeção sanitária dos produtos da agricultura familiar da Bahia
Durante o encontro, foram assinados dois convênios para a implantação dos serviços de inspeção, com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Costa do Descobrimento (Condesc) e com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir)
Uma Oficina Técnica visando fortalecer o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), por meio dos Consórcios Públicos, foi realizada durante a programação da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo (1º), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro 2019.
A oficina é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e visa o nivelamento das ações de implantação e funcionamento do SIM de forma consorciada e o avanço no atendimento da demanda de inspeção sanitária dos produtos da agricultura familiar da Bahia.
Durante o encontro, foram assinados dois convênios para a implantação dos serviços de inspeção, com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Costa do Descobrimento (Condesc) e com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir).
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, comparou o uso das redes sociais, que há dez anos não eram consideradas uma necessidade, mas que hoje faz parte da vida de quase todos.
“Do mesmo modo, os tratos com a sanidade como é feito hoje, não é como há dez anos, quando a busca por interagir com os agricultores familiares estava ainda no início do processo. Hoje passou a ser uma realidade, porque o consumidor está mais exigente. Com a ajuda de consultores poderemos ampliar esse horizonte e essa é uma exigência do Governo do Estado, da adequação com as exigências sanitárias”, destaca o titular da SDR.
De acordo com o secretário-executivo do Consórcio Construir, Fernando Becevelli, esse convênio é muito importante por vir ao encontro com a política de desenvolvimento da agroindústria, especialmente voltada para produtos de origem animal.
“O objetivo geral é atender agricultores familiares, então esse convênio vem possibilitar a aceleração do processo de certificação, para que a gente possa, de maneira objetiva e rápida, expandir a comercialização de produtos para além das fronteiras de cada município, para toda a região”, diz Becevelli.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, explicou que a CAR, historicamente, vem realizando ações voltadas para o desenvolvimento rural.
“Não dá para promover o desenvolvimento rural sem fortalecer a base de produção. Sem dúvida, a agroindustrialização dessa produção nós encontramos como principal gargalo, o que nos fez agir de forma proativa, com o estímulo à implantação do SIM. Já temos 98 municípios com a lei regulamentada e 11 empreendimentos registrados, até agora. Ainda é o começo, mas temos também municípios – a exemplo da cidade de Santana – que, por iniciativa própria, já implantaram o serviço”, salienta Dias.
Deixe um comentário