
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável debate as políticas públicas para o setor
Representantes de movimentos sociais e de instituições governamentais se reuniram, nesta quarta-feira (27), para discutir políticas públicas para o desenvolvimento rural, na 61ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).
A reunião integrou a programação da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural e presidente do conselho, Josias Gomes, salientou que está sendo possível melhorar ainda mais o atendimento aos agricultores e agricultoras familiares, povos e comunidades tradicionais baianos por meio da atuação do conselho.
“É preciso que o conselho também se aproprie, ainda mais, da busca pela autonomia econômica dos agricultores familiares e seja defensor das políticas do Governo do Estado da Bahia, que estão promovendo desenvolvimento para a agricultura familiar, realizando as mudanças necessárias neste importante fórum de debate sobre a economia agrícola da Bahia”, destaca o titular da SDR.
Pedro dos Anjos, representando a Coordenação Estadual dos Territórios (CET), explica que o conselho conta com 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de Governo, e avalia que a discussão está boa, fluindo bem. “Os itens da pauta que estão sendo apresentados, estão sendo bastante discutidos e bem avaliados”, argumenta.
Na reunião, que contou com a participação de representantes da sociedade civil, a equipe de dirigentes e equipe técnica de diversos órgãos da SDR apresentaram um balanço das principais ações realizadas pela secretaria, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag).
Durante o encontro, foi analisado e aprovado o regimento interno do CEDRS, discutidas a constituição das Câmaras Técnicas de Povos e Comunidades Tradicionais e Juventude e propostas de aquisição de terras pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Foi realizada também a homologação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e apresentada a estratégia operacional da SDR para a integração interinstitucional, no período de 2020/2023, para os principais sistemas produtivos da agricultura familiar da Bahia.
Deixe um comentário