Ponto Novo: secretário Josias Gomes participa da assinatura de convênio para implantar projeto de irrigação em 120 hectares do município
Ali, também foram entregues quatro máquinas forrageiras ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, beneficiando agricultores familiares das associações comunitárias de Mamota, Teimosia, Pajeú e Capim
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – visitou nesta quinta-feira (19) o município de Ponto Novo. Ao lado do prefeito Tiago Miranda Venâncio Maia, ele participou da assinatura do convênio para a implantação de projeto de irrigação no perímetro irrigado da barragem de Ponto Novo.
Também participaram da solenidade, Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e César Maynart, coordenador do Programa Pró-Semiárido.
Com investimentos da ordem de R$9 milhões, o projeto de irrigação abrangerá uma área de 120 hectares e atenderá 205 famílias de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Teto (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O evento aconteceu no Assentamento Terra Nossa.
“Este ato, realizado em um assentamento que está recebendo uma série de investimentos em áreas como as de habitação rural, acesso à água, irrigação, e assistência técnica e extensão rural (Ater), demonstra o quanto o Governo do Estado considera importante executar políticas públicas que promovam o desenvolvimento rural. Água, terra e recursos, juntos, estão transformando a realidade de milhares de famílias, como essas aqui do perímetro irrigado de Ponto Novo, com geração de trabalho, melhoria da renda das famílias, o que, consequentemente, movimenta a economia do município. A expectativa é que essa experiência implantada aqui sirva de referência para outras semelhantes no Estado”, destaca o secretário Josias Gomes.
De acordo com o prefeito Tiago Venâncio, os investimentos representam mais oportunidades para o município. “Esse convênio vai gerar emprego e renda, principalmente para pequenos produtores, como os da agricultura familiar. Vai movimentar também o comércio local. Apoiamos todas essas iniciativas e o município é parceiro para que possamos estar melhorando ainda mais a vida do nosso povo”, argumenta o prefeito.
A presidente da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia, Francisca Silva, diz que a assinatura do convênio sinaliza a proximidade da realização do sonho de um conjunto das 60 famílias do MPA e do MST.
“São agricultores e agricultoras que lutam há anos pela conquista desta terra, com as devidas condições para produzir alimentos sem veneno para a comunidade pontonovense e gerar renda para as suas famílias, com o uso racional das águas, cuidado com a terra e com a saúde do povo”, salienta a agricultora.
Ainda em Ponto Novo, foram entregues quatro máquinas forrageiras ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que irão beneficiar o trabalho de agricultores e agricultoras familiares das associações comunitárias de Mamota, Teimosia, Pajeú e Capim, de Ponto Novo.
Também foi realizada visita a duas localidades do perímetro, uma onde será implantado o projeto e em outra que tem irrigação e já está produzindo, e na Barragem de Ponto Novo.
No município, estão previstas ações voltadas para piscicultura, com implantação de 60 tanques-rede no espelho d’água da barragem, beneficiando 40 jovens, e a implantação de uma unidade de processamento de pescado, além da adequação de uma área de 100 hectares para a produção de sementes e a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes.
Deixe um comentário