Oficina capacita mulheres em agroecologia!
Para se conseguir bons resultados necessitamos ter uma equipe altamente capacitada. É o que denominamos Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Esses agentes são multiplicadores dos conhecimentos teóricos e práticos junto aos agricultores no campo.
Em meados de dezembro, tivemos uma oficina diferenciada promovida pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da SDR. O foco dessa capacitação forma mulheres em agroecologia.
Foram três dias intensos onde dialogamos, ensinamos e aprendemos com as organizações prestadoras do serviço de Ater e seus técnicos.
Buscamos fazer essa interação para mostrar que temos uma clara visão de que a assistência técnica é tão importante que nós teremos um olhar muito mais acentuado no sentido de verificar, de fato, o que está acontecendo no dia a dia do trabalho de campo, de cada uma e de cada um dos técnicos de Ater.
O evento foi um sucesso. A companheira Anne Sena, presidenta da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol/Bahia), entidade executora da Chamada Pública de Ater Mulheres, no Território de Identidade Baixo Sul, considera essa chamada uma grande conquista para as mulheres rurais.
“Para nós, o Ater Mulher é um reflexo da luta das mulheres não só pelo direito à terra, mas, também, por uma assistência técnica de qualidade. Representa o fortalecimento das mulheres do campo, da sua gestão financeira, e a organização produtiva desses empreendimentos.”
Na Bahia, a mulher e a agroecologia ocupam posições centrais no desenvolvimento rural.
Essa foi uma das inúmeras importantes oficinas que ocorreram ao longo de 2019.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário