Zé Dirceu, herói do povo brasileiro, mais uma vez na Bahia!
Meu grande amigo e companheiro de toda a vida, você é igual à madeira de lei que enverga, mas não quebra.
Zé Dirceu resolveu percorrer as cidades de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Itororó e Itabuna para lançar seu livro de memórias e reencontrar-se com a militância.
Depois do Carnaval, a caravana segue pelo sertão, iniciando em Paulo Afonso e indo até Juazeiro.
A presença deste estimado companheiro é sempre um acontecimento na Bahia.
Zé continua o mesmo grande líder carismático e capaz de fazer grandes leituras, como da atual conjuntura, nesses tempos difíceis em que vivemos.
A sua passagem nestes municípios foi marcada pelo reconhecimento de um trabalho realizado junto com Lula e que transformou o País.
No final de cada fala de Zé Dirceu, você podia perceber a razão de tão implacável perseguição ao companheiro: sua obstinada luta em defesa dos interesses da maioria do povo brasileiro o consagrou como líder de toda uma geração.
Ao mesmo tempo, virou um dos principais alvos dos poderosos que querem destruir o projeto de poder popular!
Em novembro de 2012, uma semana após ser condenado a dez anos e dez meses de prisão no julgamento injusto do mensalão, fiz um almoço na minha casa e convidei vários companheiros para prestar nossa solidariedade a Zé.
Sempre acreditamos em sua inocência e seguíamos na certeza de que a nossa luta o libertaria.
É impressionante a capacidade de formulação política que ele transmite em cada palavra durante sua fala.
Destaco três marcas desta viagem: receptividade; o reconhecimento a sua capacidade política; a sua experiência e sua contribuição ao País durante o governo do PT.
Zé, tem um frevo canção, antológico, do Carnaval pernambucano, de autoria do já falecido mestre Capiba, feito para protestar contra a desclassificação de seu bloco pela comissão julgadora.
Permita-me oferecer-lhe a última estrofe dessa pérola. Você merece.
“E se aqui estamos, cantando esta canção, vamos defender a nossa tradição e dizer bem alto que a injustiça dói: Nós somos madeira de lei que cupim não rói”.
E para fechar a sua incrível passagem na Bahia, hoje às 19 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus, Zé Dirceu será o palestrante principal do Seminário “Os desafios da Esquerda para o Futuro da Democracia no Brasil”.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário