Lembremos do horror do Nazismo!
“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”. Essa é uma das principais lições que a historiadora Emília Viotti da Costa nos dá a respeito de um povo sem memória.
A data de hoje é para jamais esquecermos o horror provocado pelo Nazismo nos anos 30/40 e que influenciou maleficamente outras ditaduras na América Latina nas décadas seguintes.
Estima-se que os Nazistas perseguiram e mataram de maneira desumana mais de 6 milhões de judeus na Alemanha e países anexados. Eles também foram os principais responsáveis pela terrível segunda guerra mundial, que destruiu famílias e Nações, acarretando mais de 47 milhões de vítimas.
Neste dia que não nos faz esquecer o Holocausto é preciso afirmar que as mentes adoecidas de Hitler e seus asseclas exterminaram judeus, mas também opositores, comunistas, doentes mentais, LGBTs, ciganos, negros, enfim trouxeram o inferno para a terra. Qualquer um que não fosse considerado ariano e Nazi era escravizado e posteriormente fuzilado ou morto nas câmaras de gás.
No Brasil tem crescido o número de células Nazistas e nos últimos dias tivemos um “secretário de cultura” praticamente fazendo um culto ao horror e legitimando tais forças do mal.
É preciso combater frontalmente o avanço de ideologias totalitárias que tanto mal fizeram à humanidade.
Nós não esquecemos e não esqueceremos jamais!
Precisamos despertar parte da sociedade brasileira que está em letargia e não enxerga o tamanho do inimigo que se apresenta e muitas vezes beijam os pés do próprio algoz!
Reajamos, sempre!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário