Quintais agroecológicos mudam a vida dos agricultores!
A agricultura familiar baiana sempre procura inovar e encontrar oportunidades para garantir renda e segurança alimentar ao meio rural.
Seguindo este conceito, os quintais agroecológicos é mais uma ação da SDR/CAR por meio do programa Pró-Semiárido, quem tem mudado a vida de quem vive no campo e precisa lidar com as adversidades estruturantes e do clima.
Já são 517 famílias beneficiadas pelo projeto, onde o Estado oferece assistência técnica e infraestrutura que permite o desenvolvimento sustentável do quintal.
As famílias participantes recebem o canteiro, telhado e a fundamental cisterna de 32 mil litros água, que abastece a produção e serve tanto para consumo humano, como para o animal.
Quem conhece a região semiárida da Bahia sabe a importância de ter água para a labuta diária no campo.
Outro ponto que celebramos neste projeto é o alto grau de mulheres que lideram os seus próprios quintais produtivos e com isto ganham independência financeira sem precisar sair de casa para garantir o sustento da família.
A agricultora Sueli, da comunidade de Marruá – pertencente ao município de Uauá -, revela a sua satisfação e os benefícios do quintal.
“Antes eu tinha um canteiro aberto, aí os passarinhos vinham, as galinhas ciscavam. Era só mesmo para o consumo, mas depois da estrutura do projeto melhorou bastante tanto para o consumo quanto para vender. Hoje eu produzo coentro, alface, beterraba, cenoura, couve e pimentão. A renda melhorou bastante porque o dinheiro que a gente pegava na semana para ir à feira comprar verduras já dá pra comprar outras coisas. A qualidade de vida também melhorou, porque os produtos da gente são orgânicos, aqui do quintal, e não precisamos mais buscar lá fora. É um ganho”.
O Governo da Bahia pensa em cada detalhe para alavancar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural do Estado.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário