Deputado Rogério Correia pede CPI para investigar causas do rompimento de 3 barragens da Vale do Rio Doce em Brumadinho
“Até onde vai a ganância dos capitalistas na exaustão dos nossos recursos naturais? Será mais outra tragédia ambiental que ficará impune para os empresários irresponsáveis? Vamos lutar para que não!”
Cerca de 200 pessoas estão desaparecidas após o rompimento de 3 barragens da mineradora Vale do Rio Doce, na cidade mineira de Brumadinho. O desastre aconteceu nesta sexta-feira (25) e os rejeitos atingiram uma área administrativa onde havia funcionários, além de alcançar os moradores da comunidade Vila Feterco.
O deputado estadual Rogério Correia (PT-MG), eleito deputado federal, defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas de mais essa tragédia.
Ela ocorre 3 anos e 2 meses depois de uma barragem da mineradora Samarco se romper na cidade de Mariana (MG), onde foram liberados cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos, o suficiente para encher 24.800 piscinas olímpicas, sendo a maior tragédia ambiental da história do País – 19 pessoas morreram e 40 municípios entre Minas e o Espírito Santos foram atingidos.
“Pelo visto, agora só com CPI. É preciso investigar e punir os responsáveis, sobretudo da Vale. Até quando e quantas tragédias serão necessárias para que a busca de lucro sem qualquer preocupação social e ambiental seja castigada?”, questionou o parlamentar no Twitter.
O desprezo de Bolsonaro com o meio ambiente – A considerar o que pensa Jair Bolsonaro sobre essas questões, as preocupações relacionadas às políticas de meio ambiente devem aumentar. Em dezembro de 2018, o então candidato à presidência fez inúmeras críticas ao que chamou de “indústria da multa” ambiental, durante discurso transmitido pelas redes sociais.
Ele afirmou, inclusive, que as multas são extorsivas, e que iria acabar com o “capricho” dos fiscais do Ibama e que a licença ambiental atrapalha a execução dos empreendimentos comercias. Depois de tantas falas ameaçadoras, hoje Bolsonaro “chorou sobre o leite derramado” lamentando mais essa tragédia anunciada.
“Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos ministros do Desenvolvimento Regional [Gustavo Canuto] e Minas e Energia [Bento Costa Lima], bem como nosso secretário Nacional de Defesa Civil [Alexandre Lucas] para a região”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro pelo Twitter.
A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota sobre o acidente. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.
Deixe um comentário