Mais um atentado do desgoverno contra o meio ambiente!
Uma resolução do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) permitirá que produtores rurais possam acessar linhas de crédito do banco, o que não era permitido enquanto o status do Cadastro Ambiental Rural (CAR) estava “pendente”.
Sou contra mais esse ato, que atenta contra o meio ambiente. Ele vai permitir que os destruidores da natureza, derrubadores de árvores para exploração de madeira, e fazendeiros inescrupulosos possam ter acesso ao financiamento sem precisar prestar contas de seus atos insanos.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.
Ele é obrigatório para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses) públicos ou privados, assentamentos de reforma agrária e áreas de povos indígenas e comunidades tradicionais. O proprietário ou o posseiro do imóvel rural (ou seu representante legal) deve obrigatoriamente preencher o cadastro.
Segundo dados – até 30 de novembro de 2019 – do Ministério da Agricultura, o número de imóveis cadastrados na Bahia é de 794.902. Da área passível de cadastro (29.581.747 hectares) estão cadastrados 28.017.925 hectares, que corresponde a 94,71% do total. Já na região Nordeste, existem 2,3 milhões de imóveis cadastrados, perfazendo um total de 92,6 milhões de hectares.
Na verdade, será um absurdo se essa medida vingar.
Vamos lutar contra mais esse insano ato do desgoverno bolsonarista!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário