Lideranças do Assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, se reúnem com o secretário Josias Gomes
No encontro na SDR, Luciano Ferreira da Silva, Fidel Max e Pedro Gabriel apresentaram projeto para a comercialização de cacau de alta qualidade
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – recebeu em audiência representantes do Assentamento Dois Riachões, localizado no município de Ibirapitanga, Território de Identidade Baixo Sul.
Estiveram presentes Luciano Ferreira da Silva, liderança do Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA), Fidel Max Paracampos, e Pedro Gabriel, além de Jeandro Ribeiro, chefe de Gabinete da SDR.
“Foi uma boa reunião onde apresentamos projeto de aliança com as cooperativas de Itabuna, e mostramos o plano de negócios detalhando ações para o fortalecimento do Assentamento Dois Riachões com o objetivo de comercializarmos cacau de qualidade. Com certeza essa parceria com a SDR vai impulsionar a agricultura familiar em vários municípios da região e dar bons resultados”, argumenta Luciano Ferreira da Silva.
A produção orgânica de cacau no assentamento é um dos empreendimentos selecionados pelo edital do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
“O Assentamento Dois Riachões provou que é necessária uma intervenção muito mais objetiva no que diz respeito à agroecologia. É um assentamento com 40 famílias, dirigido por jovens, com um trabalho baseado na agroecologia. Com certeza, a Bahia está obtendo bons frutos com essa iniciativa” destacou o secretário Josias Gomes.
Assentamento Dois Riachões – O Assentamento Dois Riachões possui uma área total de 406 hectares e está situado no município de Ibirapitanga, no Baixo Sul da Bahia, no Bioma Mata Atlântica. Além de ser a primeira área da Bahia com Certificação Orgânica Participativa, pela Rede de Agroecologia Povos da Mata, o assentamento possui também a Certificação Socioambiental Internacional ECOCERT.
Na comunidade residem 40 famílias em uma área total de 406 hectares, sendo 150 hectares de cacau cabruca, cultivo de banana da terra, banana prata, aipim e hortaliças em geral, sendo o restante dividido em Área de Preservação Permanente (APP), florestas, capoeira – áreas em início de recomposição, e área de pasto.
Toda a produção do assentamento, vinculado ao Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA), é comercializada em feiras de alimentos orgânicos e na entrega cestas prontas.
O Assentamento Dois Riachões conta com o apoio da CEPLAC, Governo do Estado, SEBRAE e Sistema S, Rede Povos da Mata de certificação orgânica, Centro de Inovação do Cacau – CIC/PCTSB, UESC, Arapyaú, SENAR/FAEB, dentre outros. O projeto é alicerçado em 8 cooperativas, sendo 7 da Agricultura Familiar.
Deixe um comentário