
Perdemos o poeta Valdir Telles!
O NORDESTE ESTÁ DE LUTO!
Meus companheiros e companheiras, quanta tristeza! Faleceu na noite desse domingo o poeta nordestino Valdir Telles. Ele estava pra música nordestina como Chico, Caetano, Milton Nascimento estão pra MPB.
Durante a 10 feira da agricultura Familiar, eu estava conversando com Flávio Leandro sobre Valdir Telles e o meu desejo de trazê-lo aqui em Salvador, pra junto com Ivanildo Vilanova fazerem uma cantoria.
Aliás, a abertura do mais novo DVD de Flávio Leandro, gravado recentemente em Salgueiro, teve Valdir Telles abrindo o espetáculo.
A poesia nordestina perde um grande nome. O Nordeste perde notável ser humano.
Paraibano de nascimento, morou em Pernambuco grande parte de sua vida artística, na região conhecida como alto sertão do pajeu, internacionalmente conhecida como a Grécia dos cantadores e o reino imortal da poesia. Conviveu com artistas como Maciel Melo, Alcymar Monteiro, Chiquinho de Belém, Santana, Flávio José, Flávio Leandro, Galego Aboiador, Nico Batista, Amazam, Bia Marinho, Val Patriota e Raimundo Fagner e muitos mais.
Nos palcos ou sentado num tamborete nas cantorias de pé de parede, Valdir já cantou em dupla com os maiores nomes do universo da poesia popular a exemplo de Louro do Pajeú, Ivanildo Vila Nova, Sebastião Dias, Sebastião da Silva, Zé Viola, Geraldo Amâncio e Zé Cardoso.
Com mais de 500 troféus de primeiros e segundos lugares, uma turnê pela Europa com Ivanildo Vila Nova, outra pelo norte do país até a Bolívia, Valdir foi reconhecido e mencionado em tudo que envolve os grandes nomes da música nordestina.
No vídeo, temos Valdir Telles com sua viola e seus versos cantando um repente de
#combateaocoronavírus.
Presto minhas condolências à família, amigos e a sua legião de fãs na qual me incluo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário