Robôs disseminam mentiras no Twitter!
O que nasce da mentira está condenado à inverdade eterna. A única coisa real em Bolsonaro é o seu histórico marginal, que vem desde o Exército e se estendeu à sua carreira política durante 3 décadas.
A campanha presidencial do Jair mentira foi marcada por covardia e mentiras impensáveis. O mal deveria ter sido cortado na raiz quando o então candidato da extrema direita utilizou o horário ‘nobre’ do Jornal Nacional e inventou o surrealismo do “Kit-Gay”. Tal injúria deveria ter sido punida severamente. Mas estamos a falar do país que pune homens do povo e age em conluio com verdadeiros inimigos da democracia.
O arsenal de mentiras Bolsonarista se estendeu nas redes sociais. Desde esta época ficou comprovado o uso de robôs para criar narrativa mentirosa contra o PT e o companheiro Haddad. Dano igual ou maior se viu no WhatsApp, ferramenta que tem alto poder de propagação e baixo nível de veracidade dos fatos.
Através do escritório do ódio formado pelas milícias digitais – hoje comprovado e denunciado até por ex-bolsonaristas – atentaram contra a honra do Haddad e difamação do mais baixo nível contra o Partido dos Trabalhadores e os ex-presidentes Lula e Dilma.
Bolsonaro é uma espécie de escafandrista do esgoto. Não nos surpreende que no meio da guerra contra o coronavírus ele se posicione a favor da morte e defenda suas insanidades com sua arma preferida: a mentira! No Brasil, apesar do ataque às ciências, ainda tem pesquisadores sérios que se debruçam em revelar a verdade.
Estudos realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP), revela que 55% das postagens dos 1,2 milhão de posts envolvendo a hashtag #BolsonaroDay foram feitas por robôs.
O objeto de estudo se concentra entre 1 e 15 de março, onde os bolsonaristas montaram um pacote completo de aberrações como atentar contra o congresso, STF, e quebrar as recomendações de isolamento social da OMS.
As “contas robôs” agem em bloco. São programadas postagens e hashtags com temas e horários pré-definidos, desta maneira, os milicianos digitais conseguem posicionar suas pautas entre as mais bem ranqueadas nas redes sociais. A narrativa da mentira começa a tomar corpo de “verdade”.
Os pesquisadores identificaram que os robôs que usaram a hasthatag #bolsonaroday postaram cerca de 700 tuítes no fatídico 15 de março. Os perfis robotizados mais ativos alcançaram uma média de 1.200 tuítes por dia. Uma pessoa real posta em média de 3 a 10 tuítes dia.
Outro dado relevante do estudo é que foram identificadas 66 mil contas responsáveis por até 1.2 milhão de tuítes. Não é por acaso que o Brasil se tornou o país do ódio e da mentira “inconteste”.
Vejam como os bolsonaristas são verdadeiros cupins da democracia brasileira e dos interesses do povo. O projeto de poder que está por trás da extrema-direita é nefasto e capaz de usar todas as armas contra a democracia e interesses do povo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário