Relembremos de Tiradentes!
O Brasil é um país violento desde a gênese e foi justamente contra a Coroa Portuguesa, patriarcas da opressão nessas terras, que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, se insurgiu. Membro fundador da Inconfidência Mineira, Tiradentes inspirou-se nos escritos da Revolução de Independência que ocorrera nos EUA.
Ao lado de intelectuais como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, ambos poetas e conhecedores das ideias filosóficas do Iluminismo francês, o alferes e o dentista amador pretendiam libertar o Brasil da exploração humana e econômica portuguesa.
Os Inconfidentes foram traídos, a revolução reprimida e julgada. Desde aquela época, a justiça protege os abastados e age com mão de ferro contra os filhos do povo. Tiradentes, de origem humilde, foi o único revolucionário a receber a pena capital, isto é, a pena de morte!
O revolucionário mineiro pagou com a vida. Foi enforcado, decapitado e esquartejado pelas forças do império. A cabeça do herói “vencido” ficou exposta em praça pública. Os seus membros foram espalhados pelas estradas que davam na capital do Império, Rio de Janeiro.
Massacre como este cometido contra Tiradentes se repetem na história do Brasil. Os poderosos sempre tentam matar a revolução. O fato é que a revolução é imortal e os nossos mártires vivem em cada um de nós.
Viva a liberdade! Salve o eterno Tiradentes.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário