Data para ser esquecida!
Nesta fatídica data, o Brasil que era habitado por indígenas livres, deu o primeiro passo para virar colônia de Portugal. A exploração durou longo calvário e ocorreu entre os séculos XVI e XIX. Entender que o Brasil foi colonizado sob regime escravista é fundamental para destruirmos o mito de que fomos “descobertos” pelos portugueses.
O Brasil desde esta época acumulou poder e riqueza nas mãos de uma minoria mercenária que escravizava e sugava riquezas como pau brasil, açúcar, ouro, criação de gado, dentre outras.
Defender a tese de que o Brasil foi invadido e saqueado é uma forma de resistência e respeito a todos que foram mortos e escravizados pelos colonizadores.
Nos dias atuais, temos o desgoverno Bolsonaro que não difere em nada dos lesa-pátria do passado. Coloca nossas riquezas nas mãos de nações estrangeiras e escraviza nosso povo a serviço da elite local.
A luta contra o desgoverno, antes de tudo, é uma batalha histórica. Precisamos resistir ao processo de neocolonização. O Brasil precisa voltar a ser dos brasileiros, conforme passado recente.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário