Abrinco se destaca na mandiocultura!
A Associação Comunitária do Brinco (Abrinco) fica localizada no município de Maragogipe, no Território de Identidade Recôncavo. O coletivo existe desde 2001, mas começou a se destacar na mandiocultura a partir da criação da agroindústria. A obra teve investimento do governo do Estado e apoio da Prefeitura de Maragogipe. Na oportunidade, foram investidos R$ 300 mil.
Esse era o impulso que a Abrinco necessitava para decolar. A associação produz deliciosas massas de aipim para bolo e conquistou o público baiano. Na embalagem do produto, os consumidores podem ver o selo da Agricultura Familiar, o que atesta a sua procedência. Além da deliciosa massa de aipim, os agricultores familiares oferecem aipim resfriado, aipim com casca, inhame resfriado, inhame com casca, goma de tapioca para beiju, tapioca granulada, farinha de mandioca e batata-doce com casca.
O companheiro e presidente da Abrinco, Antônio José da Cruz, reconhece a importância da parceria do governo junto aos associados: “O governo do Estado tem sido um grande parceiro no crescimento da Abrinco. A expectativa que temos atualmente é de crescimento, uma vez que, mesmo com a pandemia, o consumo de alimentos de qualidade tende a aumentar”.
Antônio José, certamente a demanda por produtos de qualidade tem aumentado mesmo antes da pandemia, portanto, os produtos da Abrinco tendem a ter um público cada vez maior e fiel. Não é por acaso que vocês conquistaram clientes como as redes de mercados Mix Bahia, Hiper Ideal, Rede Mix e Novo Mix, além dos hospitais Cleriston Andrade e São Matheus, em Feira de Santana.
A Bahia tem feito investimentos maciços nessa cadeia produtiva. Ao todo, o Bahia Produtiva aportou recursos que giram em torno de R$ 10 milhões. Pelo exemplo da Abrinco, podemos mensurar o potencial que o segmento possui.
Parabéns, Abrinco!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário