Dia do Cinema Nacional!
19 de junho é o Dia do Cinema Nacional, patrimônio que deve ser valorizado, mas durante a história teve seu curso sangrado por Brutus. O Brasil é capaz de criar distopias como Bolsonaro e ao mesmo tempo obras primas do porte de Bacurau. Nesse entrevero se dá a febre do rato do cine brasileiro.
Cinema autoral necessita de aporte do Estado. O problema é que governos ditatoriais temem cinema pensante. Porque o cinema tem o poder de em 2 horas resumir golpes, viralatanismo, opressão e redenção de um povo como o filme Bacurau mostrou. Por isso, a cultura brasileira é um dos principais alvos de Bolsonaro. O inútil destruiu o Ministério da Cultura, entregou a secretaria ao adorador de Hitler, depois deixou nas mãos de Regina Duarte, que foi enxotada da pasta como um filme ruim, enfim, enterraram a cultura.
Fatalmente, nesse contexto o cinema nacional é vítima do desmonte da cultura. Que esses tempos de trevas sirvam de exemplo para quando retomarmos à democracia e certamente o Ministério da Cultura, o cinema autoral seja valorizado e tenha investimentos à altura do Brasil. Chega de assistir enlatado americano quando temos na nossa gente talentos genuínos que precisam ser vistos pela maioria do povo brasileiro.
“Quem nasce em Bacurau é o quê?
– É gente”.
Quem nasce no Brasil é gente que precisa se ver de verdade no cinema e na TV.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário