Estufas solares beneficiam produção do cacau!
A Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) conta com um reforço de peso para qualificar a sua produção de amêndoas de cacau: as estufas solares.
São 105 famílias beneficiadas diretamente pelo edital Alianças Produtivas. Na primeira fase do projeto, implantamos 20 casas de fermentação, 20 cochos e foram entregues mudas de cacau e kits de manejo. Em breve, teremos mais 25 estruturas com as mesmas características. A cooperativa escoa a sua produção para a Bahia Cacau, uma fábrica de chocolates formada por agricultores familiares que produzem chocolates finos. A ação beneficia os dois coletivos e reforça o setor da cacauicultura na Bahia.
Osaná Crisóstomo, presidente da Coopfesba, comemora o avanço: “Agora chegou mais um benefício, a área de secagem com as estufas que irão melhorar o processo de amêndoa de cacau. As estufas solares vão ajudar trazendo um diferencial e maior qualidade às nossas amêndoas, e, consequentemente, um chocolate de qualidade, de alto padrão”.
O governo da Bahia tem feito investimentos milionários nesse segmento: até o momento já são R$ 10 milhões empregados nos projetos voltados para o fortalecimento da cacauicultura nos Territórios de Identidade Médio Rio de Contas, Litoral Sul e Baixo Sul. #Aquiétrabalho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário