Desmatamento na Amazônia brasileira aumentou pelo 14º mês consecutivo!
Meus amigos e amigas, sei que vivemos momentos difíceis com a guerra contra a pandemia. Devido a política da morte do desgoverno, aqui, o esforço é redobrado. Bolsonaro, como se achasse pouco o genocídio do povo, abre outra frente de guerra, contra a Amazônia.
A Amazônia tem sido devastada como nunca. O INEP, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais publicou na última sexta-feira, dados alarmantes do plano Draconiano Bolsonarista de matar a maior floresta do mundo. Segundo pesquisa apresentada pelo Instituto: “o desmatamento na Amazônia brasileira aumentou pelo 14º mês consecutivo em junho e foi o maior registrado para o mês nos últimos cinco anos. A destruição da floresta aumentou 10,6% em relação a junho de 2019, atingindo 1.034 km². Em relação a junho de 2018, a alta foi de 112%, e a junho de 2017, de 70%”.
Para início de conversa, Ricardo Salles deve ser afastado do ministério do meio ambiente urgentemente. O Ministério Público Federal (MPF) já executou ação de improbidade administrativa assinada por 12 procuradores contra Ricardo Salles. Entre as principais acusações constam: desmontar órgãos de fiscalização, desestruturar orçamentos e infringir princípios da administração pública – da moralidade, eficiência, legalidade, dentre outros.
Temos denunciado os danos ambientais e socioeconômicos provocados por Bolsonaro, Salles e esta indústria da morte. Mas para enfrentarmos tanta violência generalizada, é preciso que o Estado e as forças sociais se apropriem de corpo e alma nesta batalha contra a escalada predatória imposta pelo desgoverno Bolsonaro. Sabemos que a solução parcial-imediata do problema é derrubar Bolsonaro. Contudo, enquanto o neofascista não cai, a Amazônia brasileira e toda sua biodiversidade grita por socorro.
A cada relatório da destruição temos provas incontestáveis de que Bolsonaro não vai parar a sua máquina de guerra contra a Amazônia brasileira. Diante do estrago imparável, a retaliação internacional já ocorre na Europa, EUA, Japão, além de outros países. Precisamos fazer o dever de casa e afastar Salles imediatamente! Porém, o modo de operação do Capitão genocida não vai mudar. A libertação da Amazônia e suas populações virá com a queda do neofascista que mata tudo que toca.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda compartilhe!
Deixe um comentário