Cooperparaíso recebe selo de qualidade orgânico para sua produção de acerola
A certificação permitirá agregar maior valor à produção e a conquista de novos mercados, além de beneficiar 104 associados da cooperativa
A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), localizada na zona rural do município de Sobradinho – Território de Identidade Sertão do São Francisco – acaba de receber o selo de qualidade que certifica a sua produção de acerola como produto orgânico, fornecido pela empresa IBD Certificações.
O presidente da Cooperparaíso, Josivan Santos, destaca que a certificação é um instrumento muito valioso, que permitirá a conquista de novos mercados e a agregação de valor à produção. “Com o selo orgânico teremos um acréscimo de 30% no valor da cotação de nossa acerola, além de termos mais facilidade de exportação para o mercado norte-americano e distribuição no mercado brasileiro. O nível de exigências é grande para obtenção do selo, que chega a ser inviável para o pequeno produtor individual”, explica Josivan Santos.
Segundo ele, foram investidos cerca de R$ 40 mil para a contratação da empresa certificadora, através do projeto Bahia Produtiva/Alianças produtivas, ação que beneficiará 104 cooperados. O investimento foi conseguido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), financiado pelo Banco Mundial.
“Com o Certificado de Produção Orgânica, a Cooperparaíso está se fortalecendo no mercado. Essa é nossa meta, de promovermos o desenvolvimento das cooperativas baianas”, afirma o secretário Josias Gomes, titular da SDR.
Segundo o presidente da Cooperparaíso, a produção média mensal é de aproximadamente 80 toneladas de frutas. “Esperamos que no final do ano, após a conclusão da nossa agroindústria, possamos estar ofertando polpa orgânica para os mercados em que atuamos”, argumenta Josivan Santos.
A Cooperparaíso foi fundada em janeiro de 2017, com 20 sócios de lideranças das associações locais. O empreendimento está localizado na comunidade Canal da Batateira, município de Sobradinho. O objetivo da Cooperparaíso é promover o desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar, numa perspectiva territorial que abrange esses pequenos agricultores.
Deixe um comentário