Bahia aposta na cultura do licuri!
A Bahia apostou no licuri porque sabia do potencial desse fruto do semiárido. Depois de muita pesquisa e investimentos estratégicos, o licuri e seus derivados se tornaram uma das principais fontes de renda que move a agricultura familiar e impulsiona a agroindústria baiana.
O fruto é a matéria-prima de deliciosas cocadas, biscoitos e cerveja artesanal. E tem mais: o óleo de licuri permite fomentar o promissor setor de cosméticos, onde produzimos hidratantes de pele e cabelo. O fruto também tem sido explorado para fins medicinais.
Hoje, vamos destacar os investimentos realizados na Associação Comunitária Terra Sertaneja (Acoterra), que fica na Fazenda Boqueirão da Serra Grande, no município de Monte Santo. Por meio do Bahia Produtiva, investimos R$ 1,7 milhão para a implantação de uma Unidade Simplificada para Beneficiamento e Produção do Óleo de Licuri. Essa ação engloba máquinas e equipamentos para atender a demanda das comunidades das fazendas Boqueirão da Serra Grande e Lagoa do Pimentel, beneficiando diretamente cerca de 40 famílias.
Vale lembrar que a Acoterra é mantenedora da Escola Família Agrícola (EFA) de Monte Santo, que atua em 16 comunidades rurais do município. A escola une teoria à prática e qualifica os jovens para o extrativismo do licuri.
O senhor Luís José dos Santos trabalha há 50 anos com o licuri e percebe a evolução que o fruto e seus derivados alcançaram depois de uma década, justamente nos governos petistas. Segundo o seu depoimento: “De dez anos para cá começou a melhorar e espero ainda mais com o projeto Bahia Produtiva, com o galpão, os terreiros e as máquinas que virão, para melhorar os preços e também a vida de quem mora na comunidade”.
Os governos do PT conciliam gestão humanizada e desenvolvimento econômico. Por isso, a Bahia é o melhor governo do Brasil.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário