Concentração da riqueza torna o planeta inabitável!
O mundo passa por uma brutal concentração da riqueza que torna o planeta inabitável para bilhões de pessoas, mais precisamente para 4,6 bilhões de seres humanos, que representam aproximadamente 60% da população global. São pessoas que estão marginalizadas de direitos básicos, como saúde, moradia, educação e alimentação. Mesmo a humanidade tendo atingido o ápice da produção de riqueza, a maioria dos indivíduos não acessa os frutos do trabalho humano.
Segundos dados da pesquisa de Oxfam, 2.153 bilionários detêm a riqueza de 60% da população mundial. Em curtas palavras, esse pó cósmico da humanidade drena toda riqueza produzida pelo suor do povo. Aqui reside o mal do século. Concentrar tanto poder nas mãos de uma ínfima parcela de indivíduos tem colocado a humanidade de joelhos a julgo daqueles que com o seu tráfico de influência, literalmente decidem quem vive ou morre. Qual nação tem privilégio de explorar a outra? Quais leis os tornam intocáveis, quais reis os servem?
Não é por acaso que os donos do dinheiro têm acabado com os direitos consagrados no mundo inteiro. O frágil pacto de bem-estar social foi destruído em nome da sanha selvagem dos bilionários do mundo que saquearam riquezas, espremeram e esvaziaram o papel do Estado. Em suma, criaram mecanismos de controle que nos cola eternamente em clima de guerra civil para esquecermos quem nos oprime de verdade. Quando os bilionários do mundo abraçam diabos como Trump e Bolsonaro, automaticamente, sabem que eles serão os capitães do mato que irão matar o povo, esfacelar as riquezas nacionais e servir aos seus sórdidos interesses.
Não haverá mundo novo pós-pandemia se esse debate da concentração de riqueza genocida resumido nas mãos de 2 mil lobos não for enfrentado. Inclusive para própria sustentabilidade do planeta e a “capacidade de se gerir” tanta miséria crescente tem prazo de validade! Passou da hora da humanidade ter acesso ao que lhes pertence de direito e de fato! A riqueza global é capaz de proporcionar uma nova lógica de viver da espécie humana. A classe trabalhadora precisa liderar essa nova era! Nenhuma decisão que beneficie os invisíveis e explorados do mundo virá do andar de cima. Óbvio!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário