A ação transformadora da Escola Família Agrícola (EFA)!
Sou um entusiasta das escolas famílias agrárias, sei a força transformadora que projetos dessa natureza têm na vida dos jovens estudantes.
No município de Tanque Novo, a comunidade do Bairro Zeca Batista tem desenvolvido com maestria a Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS).
A Escola Família Agrícola (EFA), que é gerida pela Associação Beneficente Comunitária de Tanque Novo (Assobec), recebeu R$ 61 mil do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).
O projeto foi executado pela SDR/CAR. Ao todo, 100 famílias são beneficiadas pela ação. A EFA por sua vez, explora a produção do campo em suas aulas práticas de excelência, e também consegue proporcionar uma renda a mais com o excedente produzido pela horta.
Arielton Jesus, ex-estudante da EFA de Tanque Novo e atual monitor da escola fala com orgulho dessa ação vencedora. “Depois da parte teórica, trazemos os estudantes para a prática no campo, dentro da área da EFA. É importante que a gente cultive as hortaliças, tudo orgânico. E também o que os alunos aprendem aqui, possam levar para as famílias e ajudar seus pais na comunidade. Eu tenho orgulho desse projeto, pois estudei nessa escola e hoje sou monitor. O recado que eu deixo é para que os alunos daqui tenham um bom futuro e depois que concluírem os estudos voltem para trabalhar aqui nessa escola”.
Investir nas escolas agrícolas é garantir educação de qualidade e ao mesmo tempo educar de forma assertiva os futuros protagonistas do campo.
Parabéns a todos os envolvidos neste bonito projeto!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário