A Bahia é a maior produtora de energia éolica do Brasil
Em nossos governos, a energia renovável é prioridade. Através do apoio do Governo do Estado, a Bahia se tornou líder na produção de energia eólica no Brasil. Atualmente, temos em funcionamento nada menos do que 312 usinas espalhadas em diversos municípios que, somadas suas operações no ano passado, produziram 29 mil GWh, energia suficiente para abastecer 223 milhões de residências.
As usinas eólicas estão instaladas em 32 municípios. Entre os que produzem maior volume de energia estão: Sento Sé, Morro do Chapéu, Caetité, Campo Formoso, Pindaí, Gentio do Ouro, Igaporã, Xique-Xique, Guanambi e Mulungu do Morro, juntos, somando até 78,98% de toda a produção dentre os parques eólicos baianos.
Todo esse investimento em energia limpa, além de contribuir com a sustentabilidade e garantir soberania energética, proporciona desenvolvimento socioeconômico das regiões que recebem os parques eólicos. Outro ponto que tem feito a diferença na vida dos baianos é a regularização fundiária das áreas que recebem as eólicas. Os proprietários dos imóveis rurais ainda são remunerados por receber as usinas em suas terras, o que representa mais renda para o povo do campo, além de mais empregos diretos e indiretos.
De maneira estratégica e visando o desenvolvimento regional no semiárido, muitos parques eólicos estão concentrados nesta região. O governador Jerônimo tem contribuído com a infraestrutura desses municípios para que eles possam se tornar mais atrativos aos investidores de energia limpa. Temos exemplos de cidades como Ibipeba, Tanque Novo, Tucano, Casa Nova, Várzea Nova, Sobradinho, Uibaí, Brotas de Macaúbas, Brumado, Cafarnaum, Itaguaçu da Bahia, Bonito, Canudos, Iraquara, Ourolândia, Umburanas, Araci, Biritinga, Licínio de Almeida, Riacho de Santana, Souto Soares e Urandi.
É a Bahia ligada com os ventos do progresso e líder de energia eólica no Brasil.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilha!
📌 Siga: Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário