A Bahia vai continuar no caminho do trabalho e transformando a vida das pessoas!
A Bahia vai continuar no caminho do trabalho e transformando a vida das pessoas!
A vitória de Jaques Wagner (PT) e partidos aliados contra o carlismo em 2006 iniciou uma nova era na Bahia e depois de quase 16 anos podemos afirmar que esta é: a mais bem-sucedida transição de governo nos últimos tempos da política nacional. Viramos modelo para o Brasil.
Quem quer que tenha participado daquela disputa das eleições de 2006, seja os que estiveram conosco, ou que se alinharam com o carlismo, há de relembrar daquela foto histórica que o repórter fotográfico do jornal A Tarde capturou de ACM no Palácio de Ondina que estampava o terrível momento do ocaso do carlismo na Bahia. A imagem refletia exatamente o tamanho da vitória popular contra as forças do atraso!
Os governos de Wagner promoveram a democracia e o retorno da normalidade política no Estado, dando fim ao mandonismo carlista. A coalisão do PT e partidos aliados sobre as lideranças de Wagner/Rui, Otto, Leão, lideranças do PC do B, PSB e Avante, ao lado dos movimentos sociais e de militância, foram os principais responsáveis pelas grandes mudanças tão necessárias na Bahia.
Construímos quatros governos democráticos, inclusivos e participativos que uniram a Bahia em nome do bem comum das baianas e baianos e do desenvolvimento do Estado. Nos governos de Wagner, fomos impulsionados pela aliança entre o poder estadual e os excelentes mandatos presidenciais de Lula/Dilma. Neste período, revolucionamos cada território da Bahia com programas como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Luz Para Todos, Água Para Todos, Todos Pela Educação, Farmácia Popular, Mais Médicos, a chegada de novas universidades e institutos técnicos, fortes investimentos na Agricultura Familiar e na Saúde, além de grandes obras de infraestrutura que modernizaram o Estado, dentre outras.
Depois do golpe na Dilma, durante o primeiro governo de Rui Costa, coube a este mesmo grupo político redobrar esforços e união para manter o mesmo ciclo desenvolvimentista da Bahia e superar os obstáculos para continuarmos a cuidar de gente e fazermos a Bahia transformar a vida das pessoas. Hoje, a Bahia atingiu a expressiva marca do estado que mais investe recursos em setores estratégicos -proporcionalmente- e ainda consegue manter o equilíbrio fiscal com forte responsabilidade nos gastos públicos. O êxito é tão grande que o governo Rui Costa se tronou o mais bem avaliado do Brasil. Ou seja, somos um grupo competente, coeso, harmônico, forte e que sabe navegar em mar calmo ou revolto.
Guardada a devida proporção da colaboração de cada liderança neste projeto político da Bahia, nós temos orgulho de defender a tese de que a nossa maior força vem da aliança entre grandes partidos políticos que formam a nossa coalizão e o povo, juntos somos imbatíveis. No que diz respeito a chapa majoritária para o Governo do Estado, tenho convicção de que a decisão será tomada em benefício da Bahia e dos baianos (as), é assim que este grupo político vencedor atua, agora não será diferente. Não somos o exército de um homem só.
Sabemos da responsabilidade que é manter a Bahia como modelo para o Brasil. Por isso, estamos ouvindo todas as lideranças partidárias, militância, movimentos sociais, sindicatos, entidades representativas, sociedade e o desejo do povo. Também contamos com apoio integral do presidente Lula. É a democracia e união de ideias que vão determinar mais uma grande vitória do campo popular nas eleições de 2022. A Bahia vai continuar no caminho do trabalho e transformando a vida das pessoas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário