A bancada do PT é totalmente contra a privatização da Eletrobras!
Quando o assunto é lesar o país e o povo brasileiro, o desgoverno Bolsonaro é líder de ações. Se por um lado o trabalho pra tirar o país do buraco é nulo, os crimes de lesa-pátria é agenda de uma nota só dos bolsonaristas. A tentativa de privatização da Eletrobras encabeça a lista de barbaridades contra a soberania nacional e interesses da sociedade.
Primeiro, uma possível privatização da maior companhia do setor elétrico da América Latina só trará prejuízos ao país. Segundo ponto é que a estatal -que já é de capital misto-, está avaliada em R$ 370 bilhões; Bolsonaro e os assaltantes do patrimônio público pretendem arrematar apenas R$ 25 bilhões com a sua venda. Estes dois argumentos já provam o plano macabro desta privataria lesa-pátria.
De cara, os brasileiros sentirão no bolso as consequências de uma privatização da Eletrobras: a estimativa é que ocorreria um aumento médio na conta de luz do povo acima de 25%. Conforme a Associação de Engenheiros e Técnicos da Eletrobras (Aesel), a conta deve encarecer em pelo menos 14% nos próximos três anos.
A outra tragédia imediata seria a Desindustrialização e aumento desemprego: o aumento dos custos de energia elétrica aumentará a crise na economia, levará a falência milhares de pequenas e médias empresas e causará desemprego em massa. Vejam o que ocorre com o aparelhamento da Petrobras refém do mercado, todo dia temos aumento de preços nos combustíveis, com a energia privatizada, sofreríamos os mesmos transtornos.
Nenhum país sério do mundo aceita ser refém do monopólio privado de energia. A possível privatização entregará 125 usinas de geração de energia, 71 mil quilômetros de linhas de transmissão e 335 subestações para bancos privados e fundos especulativos internacionais. Estes “investidores” só querem sugar a riqueza nacional e explorar o povo brasileiro, sem nenhum compromisso com a nação. O lucro é a única meta, e certamente, teremos apagões como o que ocorreram no Amapá.
A bancada do PT é totalmente contra a privatização da Eletrobras e está na luta em defesa da estatal. A exemplo das tentativas dos (as) deputados (as) do PT de barrar junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) a privatização. O PT defende a realização de um referendo para a população brasileira deliberar sobre o assunto. A consulta é tema de um projeto de decreto legislativo protocolado pela presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), no ano passado. A Eletrobras é nossa e essa luta é de toda sociedade!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário