
A contradição de Fux e a última gota do lavajatismo
Diante do voto contraditório do Ministro Luiz Fux ao afirmar que o STF seria “absolutamente incompetente” para julgar o caso, ele passa para a história como o ministro que se tornou linha auxiliar da narrativa da extrema direita e dos golpistas. Contrariando juristas do Brasil e do mundo, Fux também defende a anulação de todo o processo por falta de competência do STF. Que a sua consciência encontre paz um dia – a mesma paz que foi sequestrada no Brasil pelos golpistas.
Diante do voto reacionário de Fux, a opinião pública traz à tona sua atuação na Vaza Jato e a conversa escabrosa entre Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e Fux, na qual o então juiz parcial sentencia: “In Fux We Trust” (“Em Fux nós confiamos”). O voto do ministro Fux, antes de tudo, enfrenta flagrante contradição, já que o STF julgou milhares de ações relacionadas aos golpistas do 8 de janeiro sem questionamentos. Mesmo assim, Fux insiste na tese de que o STF é incompetente para julgar os mentores do golpe.
Segundo o ditado popular, “há males que vêm para o bem”. Veja o que diz o advogado Kakay sobre o voto de Fux em relação à independência do STF: “Do meu ponto de vista, o voto divergente do Fux só reforça a importância deste julgamento e a completa independência do Supremo Tribunal. Ele ficará vencido em um julgamento que garantiu todo o direito de defesa, e é nesta divergência que reside a beleza do Direito. A unanimidade nem sempre é a melhor solução. No tocante à rapidez do processo, é necessário elogiar o ministro relator, Alexandre de Moraes, pois existe nos autos um réu preso desde novembro. O general Braga Netto poderia se insurgir contra qualquer demora. O que causa espécie é somente o fato de esta divergência não ter sido levantada nos diversos processos que já foram julgados”.
Bolsonaro e seus golpistas serão condenados! Fux continuará com seu passaporte para ver o Mickey, mas, perante a história, ficará marcado como o juiz que fechou os olhos diante da maior ameaça à democracia desde a redemocratização do Brasil. Eis aqui as últimas gotas do lavajatismo que ajudou Bolsonaro e seus cúmplices a assaltar o poder. Serão derrotados mais uma vez! #SemAnistia
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário