
A discriminação racial é o grande ópio dos povos. Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
A luta antirracista é diária, atravessa séculos e precisa ser encarada com a mesma magnitude com que fere indivíduos e nações. O dia 21 de março foi instituído como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial em memória das vítimas do Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 1960.
A chacina, cometida sob o regime do apartheid — política de segregação racial imposta pela minoria branca da África do Sul entre 1948 e 1994 —, deixou 186 feridos e 69 mortos. A verdade é que episódios dessa proporção, e até mais graves, como os ocorridos no Brasil, onde colonizadores dizimaram populações indígenas e escravizaram o povo negro por quase quatro séculos, ainda se repetem nos dias atuais. Basta olhar para o que acontece com a Palestina e outros países vítimas do imperialismo.
No início deste ano, vimos Donald Trump deportar imigrantes acorrentados para seus países de origem. A onda de xenofobia, liderada pela extrema-direita no século XXI, continua a propagar ódio, segregação e, em última instância, a matar pessoas. O futebol, esporte mais popular do mundo, que consagrou o maior atleta do século XX, um homem negro, Pelé, também é um dos principais palcos do racismo. Até quando?
A discriminação racial é o grande ópio dos povos. Sustenta privilégios e o acúmulo de riquezas com o suor e o sangue de milhões. Não podemos permitir que o mal prospere diante da maior chaga produzida por núcleos de interesse. Racismo é crime! E precisamos punir de maneira exemplar os racistas. Só assim poderemos ter esperança em um mundo mais justo e humano.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário