A excelência da medicina cubana!
Cuba é um verdadeiro exemplo de resistência.
Mais de meio século depois de o governo norte-americano impor um desumano bloqueio econômico que limita o desenvolvimento da ilha, os cubanos mantêm melhor Índice de Desenvolvimento Humano do que a maioria dos países no mundo.
A saúde sempre foi uma prioridade dos cubanos.
Através de um trabalho preventivo e de investimentos em ciência e tecnologia, os Hermanos do Caribe atingiram enormes conquistas.
Agora, estamos diante da pílula Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).
De acordo com especialistas, o medicamento é capaz de reduzir em mais de 90% o risco de contágio de HIV em pessoas com potencial de serem infectadas e que tomem o medicamento invariavelmente todos os dias.
A pílula é distribuída gratuitamente entre as pessoas que têm maior risco de exposição ao HIV.
Paralelamente ao importante combate ao vírus, o governo recomenda o uso da camisinha como método seguro para evitar outras doenças por transmissão sexual, como sífilis, gonorreia, e herpes genital.
A ciência cubana continua com investimentos em pesquisa para encontrar a cura definitiva da AIDS, depois de conseguir ser o primeiro país do mundo a zerar a transmissão de HIV de mãe para filho.
Imaginem se este povo não sofresse com a perseguição sistemática dos EUA para destruir as conquistas da revolução cubana.
Fica o exemplo para o Brasil, cujos últimos desgovernos déspotas vêm destruindo a nossa educação, ciência e tecnologia.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário