A força das mulheres na pesquisa científica!
Mesmo com a crescente inserção das mulheres na ciência, segundo a ONU, as cientistas representam apenas 28% dos pesquisadores no mundo e a diferença aumenta ainda mais em funções de gestão. A data de hoje visa dar visibilidade a esta bandeira feminina, já que a Ciência é um dos pilares da sociedade e necessita ser democratizada.
Entre os grandes feitos científicos das mulheres, está a descoberta do DNA, dos cromossomos Y e X e do vírus HIV, por exemplo. E como não lembrar da nossa cientista baiana Jaqueline Góes de Jesus, que coordenou a equipe que sequenciou o genoma do novo coronavírus Covid-19 em apenas dois dias. Jaqueline estudou no antigo CEFET-BA, atualmente o IFBA.
O Brasil precisa retomar os grandes investimentos realizados na Ciência durante os governos do PT. O desgoverno negacionista de Bolsonaro retirou 92% da verba do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sem investimentos na Ciência, teremos fuga dos principais cientistas para outros países, e o pior, perderemos a capacidade de formar novos cientistas, o que significa para o país ficar preso à caverna da ignorância.
Tenho certeza que com Lula presidente retomaremos o projeto de Pátria Educadora, com investimentos que contemplem programas como o Ciências Sem Fronteiras, abertura de novas universidades e institutos com grande apoio à pesquisa. Desta maneira, teremos mais meninas e mulheres cientistas. É o Brasil feliz e pensante de novo!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário