A luta na defesa da democracia!
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge aponta que menos de 20% dos brasileiros estão satisfeitos com seu sistema democrático. Os dados ainda indicam que o desgaste da democracia perante a opinião pública não é exclusividade do Brasil. Existe uma ampla insatisfação global com este sistema político.
Nas últimas décadas, tivemos fatos políticos e econômicos que contribuíram para o desgaste do sistema democrático, entre eles: as constantes guerras imperialistas e civis, a falta de uma política global de combate aos desastres ambientais, seguidas das crises financeiras como a de 2008 e a do euro em 2009. Somados aos agudos problemas dos refugiados. E, talvez, o principal motivo, a brutal desigualdade social reinante na maioria dos países do mundo.
No Brasil, além dos fatores externos, tivemos uma grave crise político-econômica e jurídica que começou a ser plantada desde “as jornadas de 2013”. Atravessamos um verdadeiro cataclisma sem um único dia de paz. A Lava Jato em complô com oligopólios, Casa Branca, grande mídia e parte da classe média ressentida, cavaram a cova da democracia brasileira até chegarmos a Bolsonaro.
Um dado interessante do estudo é que os únicos países onde as pessoas estão satisfeitas com a democracia são Suíça, Dinamarca, Luxemburgo, Noruega, Irlanda, Holanda e Áustria.
O que nos leva a constatar que os países onde se tem justiça social, respeito ao Estado Democrático de Direito e cidadãos com maior nível de consciência política, a democracia prospera.
Quando existe um equilíbrio de forças entre as classes e poderes as pessoas têm autonomia de eleger verdadeiros representantes da maioria. Neste cenário, a democracia se mostra efetiva e tem alta aprovação.
Vale lembrar que a democracia não é uma concessão dos poderosos que historicamente controlaram o mundo. A democracia é fruto do acúmulo de lutas populares. Subverter esta conquista popular é prática recorrente das classes dominantes para impor os seus interesses escusos.
O diagnóstico atual é grave. Entendemos que esfacelar a democracia é sequestrar dos povos o direito de decidir os rumos da humanidade e nações.
Portanto, é nosso dever lutar e defender a democracia. Não existe sistema político justo onde o povo não seja soberano nas decisões.
O PT defende a democracia tal qual a sua própria existência.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário