A queda do ministro da destruição Ricardo Salles é urgente!
Ricardo Salles fez do Ministério do Meio Ambiente um balcão de negócios. Os esquemas de destruição do patrimônio natural são tão nocivos que o Brasil vive o seu pior drama ambiental dos últimos anos, em apenas um ano e meio de desgoverno. Nosso país se tornou o “paraíso” de grileiros, madeireiros, mineradoras, e latifundiários ilegais. Tudo com a bênção de Salles.
Tanta destruição das queimadas amazônicas foi capaz de escurecer de fumaça o céu de São Paulo, que como consequência, ligou o radar do Ministério Público Federal (MPF), que executou ação de improbidade administrativa assinada por 12 procuradores contra Ricardo Salles. Entre as principais acusações constam: desmontar órgãos de fiscalização, desestruturar orçamentos e infringir princípios da administração pública – da moralidade, eficiência, legalidade, dentre outros.
Alguns danos provocados por Salles são irreversíveis. Para se ter uma noção de como a situação é grave, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento na floresta amazônica aumentou inimagináveis 171% em abril de 2020 comparado ao ano de 2019. Os especialistas alertam que esse é o maior desmatamento da última década, representando 529 km² de floresta derrubada, o que equivale aproximadamente ao território do município de Porto Alegre.
Há poucas semanas fizemos um texto onde mostramos que a área grilada da Amazônia atingiu o tamanho de dois Estados do Rio de Janeiro. Some-se a esses prejuízos ambientais o desaparecimento da biodiversidade local, ambientalistas, ribeirinhos e índios mortos; terras indígenas invadidas e reputação do Brasil na lona, a ponto de os países europeus iniciarem um processo de desinvestimento na região, além de embargo econômico. Caso Salles não caia e a matança prossiga, os produtos brasileiros começarão a ser boicotados no mundo inteiro e as nossas riquezas ambientais se reduzirão a pó!
A queda do ministro da destruição e da morte Ricardo Sales é urgente!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário